Home

5 Planner Semanal para Imprimir Grátis 2024 e Planner Mensal em PDF A3

Atualizado em: 20/12/2023 - Por: Nicole Copetti Dal'Aqua

Nossa equipe criou com carinho para você 5 Planners Semanais para imprimir grátis 2024 em tamanho A4 em PDF e reuniu outros planners para você se inspirar e se organizar melhor. Fizemos com muito carinho estes cinco modelos de planner semanal grátis e também dois modelos de planner mensal especialmente para você que ama aprender, baixe a imagem ou o planner semanal pdf gratuito abaixo em alta resolução abaixo e imprima à vontade. Se preferir se organizar visualizando o mês todo, também disponibilizamos abaixo os planners semanais PDF gratuito para baixar e imprimir de graça.

Veja o novo modelo de planner 2024 para já começar o ano com organização semanal mais facilitada. Criamos um novo planner para imprimir em preto e branco, para facilitar a impressão em versão PDF para baixar e em imagem. É um planner semanal simples, minimalista, fácil de imprimir e barato, pois foi feito pensando em utilizar apenas um pouco de tinta preta e imprimir em folha A4 normal, usando bem o espaço da folha, para poder escrever os seus compromissos e objetivos da semana usando da melhor forma o espaço da folha. Veja abaixo para baixar gratuitamente o planner. Há opção de planner com horários e dias de 2024 já escritos ou opção de planner mais flexível, em que você escreve seus horários. Confira abaixo!

Baixar o PDF do Planner Semanal para Imprimir Gratuito 2024 em A4
planner semanal para imprimir gratis 2024 A4 com horarios.png

Veja abaixo os outros modelos de planner semanal e planner mensal. São mais de 10 modelos de planners para baixar gratuitamente em PDF e em imagem.

Como utilizar bem um planner semanal: passo-a-passo

De acordo com o livro da especialista em organização de tempo e produtividade americana Jordan Page uma ótima forma de utilizar bem a semana é utilizar um planner semanal da seguinte forma:

  1. Domingo de noite ou segunda-feira pela manhã pegar uma folha nova do planner semanal para imprimir e pensar em todos os compromissos com hora marcada que você (ou sua família, se tiver filhos) possui para aqueles próximos 7 dias. Colocar então escrito no planner aqueles itens que são certos que irão acontecer naquelas horas determinadas.
  2. Depois, faça uma lista das tarefas pessoais, de estudo e profissionais que você deseja fazer naquela semana.
  3. Após saber o que precisa fazer, tentar encaixar as tarefas nas horas vagas.
  4. Visualizar com perpectiva a sua semana, para ver como ficaram distribuídas as suas tarefas, seus momentos de descanso e lazer, e fazer modificações caso precise.

Utilize lápis ou caneta apagável, para poder modificar o planejamento ao longo da semana, pois é muito normal os planos mudarem ao longo dos dias e tente ser realista, não colocando metas excessivas para uma semana, para que, ao final daquela semana, você se sinta feliz em ter conseguido fazer o que se planejou, sem se sentir sobrecarregado.

Quais são os reais benefícios de utilizar um planner

É comum, ao longo do dia, lembrar-nos de tarefas por fazer, no entanto, logo nos esquecemos delas ou não lhe conferimos uma ordem correta de prioridade, atrapalhando a organização do cotidiano. Considerando que no dia a dia surgem horários, metas, prazos e que é saudável ter momentos de lazer, o “to do list” mental pode não ser o suficiente. Por isso, para que as pessoas consigam visualizar seus afazeres e organizá-los de maneira produtiva e ordenada foi desenvolvido Planner 2024 para imprimir, uma ferramenta que auxilia no planejamento da rotina. Segundo um estudo sobre produtividade de Stanford trabalhar muitas e muitas horas por semana não é o segredo do sucesso, sugerindo focar nas coisas que são mais importantes da semana.

Do inglês, planner significa planejador. Na prática, o planner é uma folha impressa, um bloco ou caderno com um formato/design que varia, mas mantém a finalidade de escrever informações para auxiliar no planejamento a fim de alcançar e metas sendo produtivo e eficiente, permitindo a pessoa visualizar sua semana ou seu mês como um todo. Por isso, atualmente, existem muitas opções de planner grátis PDF. Reunimos opções para baixar de planner semanal e mensal abaixo, confira.

Tendo em vista os benefícios do planner semanal para imprimir na organização dos afazeres e das metas pessoais e profissionais, selecionamos alguns templates de planners semanais e mensais para alimentar a inspiração e também modelos em PDF para baixar o planner semanal PDF gratuitamente. Veja abaixo os planners semanais e planners mensais:

PLANNER SEMANAL

O planner semanal grátis para baixar e imprimir possibilita visualizar a semana em uma ou duas páginas. Dependendo do modelo, ele pode ser organizado em linhas ou colunas, e ter ou não espaço para emoções, metas, frases de inspiração. Dessa maneira, este planner é voltado para pessoas que querem se organizar a curto prazo, mantendo uma boa organização da semana a fim de realizar os afazeres e não perder compromisso. Nos planners semanal e mensal é importante colocar as tarefas que você já sabe que possui de compromissos e também as coisas mais importantes que deseja fazer durante a semana ou o mês.

Fizemos com muito carinho cinco modelos de planner semanal grátis do Aprimoramente especialmente para você que ama aprender, baixe a imagem em alta resolução abaixo e imprima à vontade:

planner_semanal_com_horarios.png

Ver o PDF do Planner Semanal com Horários do modelo acima..

PLANNER-PARA-IMPRIMIR-APRIMORAMENTE.png
PLANNER-SEMANA-PARA-IMPRIMIR-GRATIS.png
PLANNER-SEMANAL-PARA-IMPRIMIR.png
Ver o PDF do Planner Imprimir Gratuito do modelo acima.
PLANNER-SEMANAL-PARA-IMPRMIR-PDF-GRATIS.png
Ver o PDF do Planner Semanal Grátis para Imprimir do modelo acima.

planner_semanal_para_imprimir.png
Ver o PDF do Planner Semanal Gratuito sem horários do modelo acima.

planner semanal para imprimir gratis 2024 A4 com horarios.png
Novo 2024: ver PDF do modelo acima do Planner Semanal para Imprimir Gratuito 2024 em A4 com horários e dias

Novo planner 2024 em estilo dinamarquês

Este novo planner semanal que nossa equipe criou para facilitar sua vida em 2024 conta com:

  • Número da semana do ano já preenchido para se organizar melhor, assim como os dinamarqueses utilizam seu calendário, para saber qual semana do ano será certo compromisso.
  • Dias do mês já preenchidos para facilitar o uso do planner.
  • Horários já preenchidos para você não perder tempo.
  • Checkbox para tarefas a serem realizadas.

Se inspire em outros tipos de planner semanal:

planejamento semanal.jpg
planner semanal.jpg
planner.jpg
planners.jpg
planner por semana.jpg
weekly planner.jpg
modelo-de-planejador-semanal-colorido_23-2148661849.jpg
Sem-Título-1.jpg

Quer aprender algo novo em 2024?

Inspire-se em nossos guias de cursos. Nossa equipe se dedicou para encontrar e listar milhares de cursos e eventos legais para você.

Comece pelo Guia de Cursos Gratuitos Online.

PLANNER MENSAL

O planner mensal grátis para baixar e imprimir possibilita visualizar todo o planejamento do mês em uma página. Na maioria das vezes, há um espaço para anotações e metas, pois os quadrados diários são menores, para informações pontuais. Assim, este planner é recomendado para pessoas que desejam se organizar a longo prazo. Veja abaixo alguns exemplos de planner mensal 2024 para imprimir.

Fizemos dois modelos de planner mensal do Aprimoramente especialmente para você que ama aprender, baixe a imagem em alta resolução abaixo e imprima à vontade:

PLANNER-MENSAL-PARA-IMPRIMIR.png
PLANNER-MENSAL-PARA-IMPRIMIR-GRATIS.png
Ver o PDF do Planner Mensal Grátis para Imprimir do modelo acima.

.

Se inspire em outros tipos de planner mensal:

mensal planner.jpg
planejamento mensal.jpg
planner mensal.jpg
mensal planner 2.jpg
planner mensal 1.png
planer semanal 2021.gif

O que achou do planner semanal grátis para imprimir em PDF que disponibilizamos? Baixe clicando aqui o PDF do planner semanal para imprimir.

Inspire-se e organize-se para aprender algo novo em 2024. Veja nosso guia de cursos gratuitos e pagos.

Organizando a semana com o planner semanal para imprimir

Organização é fundamental para manter uma rotina produtiva e saudável. Porém, muitas vezes nos deparamos com uma agenda cheia de compromissos e tarefas, o que pode tornar a organização uma tarefa difícil. É por isso que os planners semanais se tornaram uma ferramenta muito útil para ajudar a planejar e organizar a semana de forma eficiente.

Existem várias opções de planners semanais disponíveis, desde planners semanais para imprimir até planners semanais em formato PDF. O melhor de tudo é que existem opções gratuitas, o que torna ainda mais fácil para qualquer pessoa começar a organizar sua rotina de forma mais eficaz.

Planner semanal x Agenda

Planner e agenda, apesar de cumprir funções parecidas, são bem diferentes na maneira de utilizar. Diferentemente da agenda, que tem função de organizar e controlar compromissos com datas específicas, nos planners semanal e mensal é possível organizar a vida através de blocos de horários ou mesmo organizar aspectos não datados como metas, finanças, viagens.

Além disso, alguns modelos contam por exemplo com uma avaliação da emoção diária, recados motivacionais. Dessa maneira, o planner dá a liberdade de personalizar, organizar e manter unidas informações, mostrando não apenas os compromissos, mas também os resultados, como se fosse um projeto de vida.

Se você precisa usar a internet para trabalhar ou estudar, pode ser útil utilizar um aplicativo que ajude a gerenciar suas tarefas online também. Muitas pessoas preferem métodos híbridos, em que utilizam ferramentas online e ferramentas físicas impressas para se organizar melhor. Por exemplo: para atividades com data e hora marcada, usar um calendário online que tenha lembretes dos compromissos marcados e para visualizar melhor a semana, um planner semanal impresso, a fim de colocar as principais metas e atividades daquela semana específica, o que ajuda a mente a se preparar para os próximos dias. Leia também sobre organização nos estudos.

Vantagens de utilizar um planner semanal

Existem diversas vantagens em utilizar um planner semanal para se organizar. Uma das principais é a capacidade de visualizar de forma clara e objetiva tudo o que precisa ser feito durante a semana. Isso ajuda a evitar o esquecimento de tarefas importantes e ajuda a identificar possíveis conflitos de agenda. Além disso, utilizar um planner semanal ajuda a priorizar tarefas e a gerenciar melhor o tempo. Com uma visão geral das atividades da semana, é possível distribuir as tarefas de forma equilibrada e evitar sobrecarga em dias específicos.

Dicas para utilizar um planner semanal

Para utilizar um planner semanal de forma eficiente, é importante seguir algumas dicas simples. A primeira delas é sempre carregar o planner consigo, seja em formato impresso ou digital, para que seja possível anotar tarefas e compromissos assim que surgirem. Outra dica importante é utilizar cores diferentes para categorizar as atividades. Por exemplo, utilizar uma cor para compromissos de trabalho e outra para compromissos pessoais. Isso ajuda a visualizar de forma mais clara e objetiva como está distribuída a agenda. Por fim, é importante revisar o planner diariamente, de preferência no início do dia, para ter uma visão geral do que precisa ser feito e ajustar a programação caso seja necessário.

Exemplos práticos de como utilizar um planner semanal para imprimir

Para ilustrar como utilizar um planner semanal, vamos dar alguns exemplos práticos.

Suponha que você seja uma estudante universitária que trabalha meio período e também pratica atividades físicas regularmente. Para começar a utilizar um planner semanal, você pode dividir a página em dias da semana e em horários, utilizando cores diferentes para cada tipo de atividade.

Por exemplo, você pode utilizar uma cor para compromissos da faculdade, outra para o trabalho, outra para atividades físicas e outra para atividades pessoais, como lazer e tempo livre.

Ao preencher o planner, é importante priorizar as atividades mais importantes e também distribuir as tarefas de forma equilibrada ao longo da semana. Dessa forma, é possível evitar a sobrecarga em dias específicos e garantir que tudo seja feito dentro do prazo.

Outro exemplo prático é de um profissional autônomo que trabalha em casa e tem uma rotina mais flexível. Nesse caso, é possível utilizar um planner semanal com uma visão mais geral das atividades da semana, sem a necessidade de horários específicos. Nesse caso, o planner pode ser dividido em dias da semana e em categorias de atividades.

A organização do tempo é uma habilidade crucial para estudantes e profissionais que desejam maximizar sua produtividade e alcançar seus objetivos. A semana é um período que pode ser bastante produtivo se utilizado de maneira eficiente e planejada. Neste texto, apresentaremos algumas dicas práticas de organização do tempo para ajudar você a aproveitar ao máximo sua semana.

Dicas de organização do tempo

Crie uma lista de tarefas

A primeira dica para organizar seu tempo é criar uma lista de tarefas. Anote todas as tarefas que precisam ser realizadas durante a semana, desde as mais simples até as mais complexas. Priorize as tarefas mais importantes e estabeleça prazos realistas para concluí-las.

Por exemplo, se você é um estudante, sua lista de tarefas pode incluir leituras, trabalhos, revisões para provas, entre outras atividades. Se você é um profissional, sua lista pode incluir reuniões, prazos de projetos, e-mails importantes, entre outros.

Ao criar uma lista de tarefas, é importante lembrar de ser realista e não se sobrecarregar. Não adianta colocar uma lista enorme de tarefas e não conseguir concluir nenhuma delas. Estabeleça metas alcançáveis e vá aumentando a lista à medida que for avançando. Para que não precise recorrer a técnicas de memorização para lembrar de tudo que precisa fazer, lembre-se de anotar sempre que tiver um um insight.

Estabeleça prioridades

Depois de criar sua lista de tarefas, é importante estabelecer prioridades. Identifique as tarefas mais importantes e estabeleça prazos para concluí-las. Comece pelas tarefas mais difíceis e deixe as mais simples para o final.

Por exemplo, se você é um estudante e tem uma prova importante na sexta-feira, estabeleça um prazo para estudar todos os dias da semana e priorize as matérias mais difíceis. Se você é um profissional e tem um projeto com prazo apertado, estabeleça prioridades e concentre-se nas tarefas mais importantes.

Utilize um calendário

Um calendário é uma ferramenta essencial para organizar seu tempo. Use um calendário físico ou um aplicativo para planejar sua semana e estabelecer prazos para suas tarefas. Por exemplo, se você é um estudante, utilize um calendário para planejar seus horários de estudo e revisão. Se você é um profissional, utilize um calendário para agendar reuniões, prazos de projetos, e outras tarefas importantes.

Evite distrações

As distrações podem atrapalhar seu tempo e reduzir sua produtividade. Evite redes sociais, mensagens de texto e outras distrações durante seus horários de trabalho ou estudo.

Use técnicas de gerenciamento de tempo: GTD e Pomodoro

Existem diversas técnicas de gerenciamento de tempo que podem ajudar a maximizar sua produtividade. Algumas das técnicas mais populares incluem o método Pomodoro e o GTD (Getting Things Done). O método Pomodoro consiste em trabalhar em blocos de 25 minutos com intervalos curtos de 5 minutos entre eles. O GTD, por sua vez, é um sistema de gerenciamento de tempo que ajuda a priorizar tarefas e focar no que é mais importante. Veremos mais sobre eles a seguir:

GTD: mais explicações sobre o maravilhoso método de gerenciamento de tempo GTD - Getting things done (fazendo as coisas acontecerem)

O método GTD (Getting Things Done) é um sistema de produtividade criado pelo americano David Allen. Ele é baseado em uma abordagem simples e prática para gerenciar tarefas e projetos. O objetivo principal do GTD é ajudar as pessoas a lidar com a sobrecarga de informações e responsabilidades que enfrentam no dia a dia, permitindo que se concentrem em suas prioridades e tomem decisões mais eficazes.

O método GTD é dividido em cinco etapas, que devem ser seguidas para gerenciar todas as tarefas e projetos de forma eficiente:

Coletar: a primeira etapa do GTD é coletar todas as tarefas, projetos e ideias que estão em sua mente. Isso pode ser feito por meio de uma lista de tarefas ou um aplicativo de gerenciamento de tarefas, como o Trello ou o Todoist. O importante é ter um lugar centralizado para armazenar todas as informações.

Processar: depois de coletar todas as tarefas e projetos, é hora de processá-los. Isso significa revisar cada item da lista e decidir o que fazer com ele. As opções são: fazer agora, delegar, adiar ou descartar. O objetivo é tomar uma decisão para cada item da lista, para que nada fique pendente.

Organizar

Uma vez que todas as tarefas foram processadas, é hora de organizá-las. Isso significa classificar as tarefas em categorias, como trabalho, casa, projetos pessoais, etc. É importante ter uma visão clara de todas as suas responsabilidades em diferentes áreas da sua vida.

Revisar

O GTD requer revisões regulares para garantir que tudo esteja em ordem. Isso significa revisar a lista de tarefas diariamente, semanalmente e mensalmente, para garantir que nada seja esquecido e que todas as tarefas sejam priorizadas de acordo com suas necessidades.

Fazer

A última etapa do GTD é simplesmente fazer. Depois de coletar, processar, organizar e revisar suas tarefas, você estará pronto para começar a executá-las. É importante manter o foco em suas prioridades e evitar distrações para que possa realizar suas tarefas de forma eficaz.

O método GTD é muito útil para pessoas que enfrentam um grande volume de informações e tarefas em sua vida pessoal e profissional. Ele ajuda a manter o foco nas tarefas mais importantes, ao mesmo tempo em que garante que nada seja esquecido ou negligenciado. No entanto, é importante ter em mente que o GTD não é uma solução mágica para a produtividade. É necessário dedicar tempo e esforço para implementar o método corretamente e torná-lo um hábito diário.

Uma das principais vantagens do GTD é sua simplicidade. Ele se concentra em um processo passo a passo que pode ser facilmente seguido por qualquer pessoa, independentemente de sua área de atuação. O GTD também é altamente personalizável, permitindo que cada pessoa adapte o método às suas necessidades específicas.

Método do Pomodoro: como se beneficiar para organizar seu tempo

O método Pomodoro é uma técnica de gestão de tempo desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo. O método é baseado em um cronômetro e divide o tempo em períodos de trabalho de 25 minutos, seguidos por um intervalo de 5 minutos. O objetivo é aumentar a produtividade, diminuir a procrastinação e melhorar a qualidade do trabalho. Possuímos aqui no Aprimoramente um artigo completo sobre o Método Pomodoro e uma videoaula inteiramente sobre esta famosa técnica e como utilizá-la bem nos estudos e trabalho.

metodo pomodoro.png

O nome do método vem de um cronômetro de cozinha em forma de tomate (em italiano, pomodoro). Cirillo usou esse cronômetro para desenvolver a técnica nos anos 1980, enquanto estudava na universidade.

Para implementar o método do Pomodoro, é necessário seguir alguns passos simples:

  1. Escolha uma tarefa para realizar.
  2. Defina o cronômetro para 25 minutos.
  3. Trabalhe na tarefa até que o cronômetro toque.
  4. Faça uma pausa de 5 minutos.
  5. Repita o ciclo de trabalho e pausa mais 3 vezes.
  6. Depois da quarta pausa, faça uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos.
  7. Durante o período de trabalho de 25 minutos, é importante se concentrar apenas na tarefa escolhida e evitar distrações, como redes sociais ou e-mails. A pausa de 5 minutos pode ser usada para relaxar, alongar ou fazer uma atividade rápida que não esteja relacionada à tarefa em si.

A técnica do Pomodoro pode ser aplicada em diferentes contextos, desde trabalhos acadêmicos até projetos no trabalho. Veja alguns exemplos práticos de como usar o método:

Estudos

Se você está se preparando para uma prova ou precisa ler um livro longo, pode usar o método do Pomodoro para se concentrar melhor. Escolha um capítulo ou um assunto específico, defina o cronômetro para 25 minutos e trabalhe nessa tarefa até que o cronômetro toque. Depois, faça uma pausa de 5 minutos e repita o processo.

Escrita

Se você precisa escrever um artigo, pode usar o método do Pomodoro para organizar seu tempo. Escolha uma parte do texto para escrever, defina o cronômetro para 25 minutos e concentre-se nessa tarefa. Depois, faça uma pausa de 5 minutos e volte a escrever. Você pode repetir o ciclo até que tenha concluído o artigo.

Trabalho

Se você precisa realizar várias tarefas no trabalho, pode usar o método do Pomodoro para gerenciá-las de forma mais eficiente. Faça uma lista de tarefas para o dia, defina o cronômetro para 25 minutos e trabalhe na primeira tarefa. Depois, faça uma pausa de 5 minutos e passe para a próxima tarefa. Você pode repetir o ciclo até que tenha concluído todas as tarefas.

Exercícios

Se você quer se exercitar mais, pode usar o método do Pomodoro para criar uma rotina. Escolha um exercício para fazer, defina o cronômetro para 25 minutos e faça o exercício. Depois, faça uma pausa de 5 minutos e repita o ciclo com outro exercício.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo que nossa equipe criou com carinho para facilitar a organização do tempo. Se organizar é um desafio diário, mas com as ferramentas certas fica muito mais fácil.

O que achou do planner semanal grátis para imprimir em PDF que disponibilizamos? Baixe clicando aqui o PDF do planner semanal para imprimir.

Inspire-se e organize-se para aprender algo novo em 2024. Veja nosso guia de cursos gratuitos e pagos.

Por Nicole Copetti Dal'Aqua

Foto de Nicole Copetti Dal'Aqua

Nicole é uma autora, professora e consultora com mais de 7 anos de experiência no ramo de educação no Brasil, dando aulas presenciais e online como professora. Além disso, possui expertise como co-fundadora da plataforma de educação Aprimoramente em análise de mercado no ramo da educação, lidando com universidades, escolas e professores desde 2016. Escreve com amor e dedicação para estudantes de todo o Brasil que desejam aprender coisas novas.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...