Home

Teste Vocacional Online Grátis - Quais os Melhores de 2024?

Atualizado em: 13/12/2023 - Por: Nicole Copetti Dal'Aqua

Nossa equipe pesquisou e preparou com muito carinho esta lista comparando os 10 melhores testes vocacionais online grátis que existem atualmente, para você saber as diferenças entre eles e poder escolher melhor. Veja abaixo a lista. Atualmente existem muitas alternativas gratuitas que ajudam os estudantes na tomada de decisão como os testes de personalidade e os testes de interesse: estes testes são, geralmente, questionários com perguntas objetivas, que ajudam os estudantes a descobrir quais áreas têm mais afinidade, por exemplo, ciências da natureza, humanas, saúde, exatas, além de perceber interesses e habilidades. Desde a infância, percebe-se o questionamento “o que você quer ser quando crescer?”, portanto chega um momento em que muitos estudantes procuram um teste vocacional online grátis para ajudar a se conhecer melhor. Entenda melhor os tipos de teste online que existem e veja a lista abaixo com 10 testes vocacionais grátis diferentes.

De acordo com a psicóloga e especialista em orientação vocacional Marisa de Abreu Alves, há três tipos de pessoas que buscam testes vocacionais: pessoas cursando o ensino fundamental e que já querem pensar nas opções de carreira que muitas vezes começa a profissionalização no ensino médio; pessoas cursando o ensino médio buscando saber onde se inscrever para o vestibular e, por fim, pessoas que já iniciaram uma faculdade, mas que não se sentem confortáveis com o atual curso. Ela ressalta que "o teste vocacional oferece as primeiras informações sobre as profissões com as quais pode haver compatibilidade. Mas para um trabalho completo considero importante que se faça a Orientação Profissional, pois apenas um teste pode não reconhecer todas as características pessoais e necessidades psicológicas da pessoa que está escolhendo sua profissão."

Tipos de teste vocacional online grátis

Para quem deseja começar sua busca pela profissão de maneira gratuita e online, pela praticidade, há atualmente diversas opções diferentes de testes vocacionais. Alguns são rápidos e focam em interesses. Outros possuem diversas perguntas e são mais profundos. Ao longo deste artigo, você conhecerá os testes diferentes e poderá saber qual poderá ser melhor para o seu perfil. É possível agrupar os testes vocacionais em Testes de Personalidade e Testes de Interesse. Muitos são em formato Quiz Teste Vocacional, alguns deles é em formato Teste Vocacional Rápido, e outros contam com muitas perguntas, sendo mais profundos para você descobrir melhor como descobrir a vocação.

Como descobrir a vocação?

Enquanto criança, a pergunta “o que você quer ser quando crescer?” pode ser respondida sem grandes dilemas e preocupações, no entanto, a partir dos últimos anos do colégio, responder essa pergunta passa a ser mais difícil. Existe uma grande pressão para escolhermos os caminhos que são conhecidos por terem melhores salários, então, desenvolve-se um grande dilema: fazer o que se gosta, ou fazer o que dá mais dinheiro? Escolher uma profissão que dê a pessoa motivação nos estudos, motivação para trabalhar, é um desafio que vale a pena ser enfrentado, pois impactará a vida toda.

Escolha profissional: questão financeira x interesses

Certamente, não devemos ignorar a média salarial de uma profissão, porém, geralmente os profissionais bem sucedidos fazem o algo pelo qual são apaixonados. O trabalho é, geralmente, onde se passa grande parte do dia, então gostar do que faz torna a pessoa mais produtiva, com vontade de se atualizar e de alcançar os objetivos, e consequentemente, ela se torna uma uma profissional mais valorizada. Essa, quase que obrigação de escolher todo o futuro acontece enquanto os sujeitos ainda são muito jovens, por volta dos 17, 18 anos e precisam saber como escolher a vocação. "Os jovens escolhem o caminho profissional movidos por três razões básicas: porque gostam, pelo dinheiro que podem ganhar ou pelo que se denomina `profissão do futuro´ - a tendência de crescimento de determinado campo de trabalho nos próximos anos. Poucos levam em conta se têm talento, ou não, para exercer a profissão", diz Rosana Bueno, expert em carreiras.

Quais os melhores 10 testes vocacionais online grátis de 2024?

1. Teste Vocacional Online

Teste vocacional online.PNG

Este teste conta com 105 questões sobre atividades preferidas, em formato de quiz teste vocacional e, a partir das respostas, são fornecidos 15 grupos de profissões ranqueadas de acordo com a afinidade. O teste é uma adaptação do inventário de interesses "16 Career Clusters".

2. Teste Vocacional Carlos Martins - Modelo John Holland

Teste de carreira.PNG

Este é um teste bem antigo e tradicional, ele foi inspirado nos estudos do psicólogo John Holland, e revela as profissões conforme as preferências, personalidade, e experiências.

3. Teste Vocacional do Neora

teste vocacional neora.PNG
teste vocacional neora caracteristicas.PNG
teste vocacional neora disc.PNG

Um teste vocacional bem diferente dos outros. Neste teste você escolhe todas as características que acha que combina com você e, no final do teste, eles apresentam seu perfil pessoal com base no DISC, um dos estudos comportamentais mais respeitados do mundo, em relação à Dominância (indica como você lida com problemas e desafios), Influência (indica a maneira como você se relaciona com as pessoas), Estabilidade (indica como você lida com mudanças e organiza suas atividades) e Conformidade (indica como você lida com regras e responsabilidades). E no perfil profissional, eles apresentam os cursos e a porcentagem de afinidade que você teria com cada curso.

Veja também: Jooble - Portal de Empregos e Carreira

4. Teste Vocacional Guia da Carreira

teste vocacional online do Guia da Carreira.png

Neste teste rápido, basta escolher as alternativas de maior interesse. No final, ele traz várias opções de carreira. Teste vocacional online e gratuito criado pela orientadora profissional Thais Helena Lima a partir da Teoria das Escolhas Vocacionais de John Holland (1919-2008) e de sua experiência na área. Ao final do teste rápido, ele oferece o perfil profissional que mais combina com suas respostas e algumas opções de cursos.

5. Teste Vocacional do Mundo Vestibular

teste vocacional mundo vestibular.PNG

Este é um teste vocacional rápido que mostra quais carreiras mais combinam de acordo com gostos e preferências.

6. Teste Vocacional do Na Prática

Teste Vocacional do Na Prática.PNG

Este teste um teste muito rápido que é feito por assistente virtual (robô): o Fê. Ele analisa o perfil para mostrar as características profissionais e carreiras que fazem sentido com a personalidade da pessoa.

O Na Prática também oferece, após a realização deste teste rápido, que mostra o perfil do profissional, mais 3 testes:

Teste de Valores: este teste foca em descobrir quais são os valores mais importantes para você e faz refletir quais profissões combinam com seus valores de vida.

Teste de Estilos de Trabalho: este teste ajuda a pessoa a pensar que tipo de trabalho se sentiria confortável em relação ao ambiente, nível de produtividade, demanda e compatibilidade com a empresa.

Teste de Personalidade: este teste mapeia um conjunto de traços que permanecem relativamente estáveis ao longo da nossa vida e definem alguns padrões de comportamento.

7. Teste Vocacional da Unicesumar

Teste vocacional online unicesumar.PNG

Este teste foca em perguntas sobre atividades de maior interesse dos candidatos como: lidar com animais ou plantas; ler; consertar.

8. Teste do Orienta Portal

01 Teste do Orienta Portal.png

Este teste vocacional quiz possui 22 perguntas e auxilia os estudantes a descobrir com qual área do conhecimento mais combinam, relacionando-as com cursos superiores.

9. Teste Vocacional do ENEM Brasil

teste vocacional enem brasil perguntas.png
Este teste orientará na escolha da área de atuação e dos cursos, dando alternativas se adaptam ao interesse profissional. É um teste mais simples, que apresenta apenas um curso como sugestão final.

10. Teste Vocacional do Guia de Carreiras G1

teste vocacional G1.PNG

Este teste conta com questões sobre o cotidiano de estudante, que devem ser respondidas de 1 (discordo totalmente) a 5 (concordo totalmente). Para ter acesso ao teste, é necessário criar uma conta G1, gratuitamente, informando alguns dados pessoais.

11. Bônus: Teste Vocacional Que Curso

teste vocacional que curso.PNG

Este teste é atualizado para todos os cursos reconhecidos pelo MEC e usa uma metodologia desenvolvida e validada por psicólogos. Você pode escolher entre fazer a versão completa ou reduzida do teste.

Vale ressaltar, que esses testes não devem ser considerados verdades absolutas e sim maneiras para se autoconhecer e descobrir quais cursos combinam mais com os interesses e a personalidade de cada indivíduo. Além do testes vocacionais, existe a possibilidade de fazer orientação vocacional, na qual um psicólogo auxilia a descobrir a profissão levando em consideração interesses, estudos de mercado, e até a adaptação à aposentadoria.

Ikigai: método japonês para descobrir não somente a profissão, mas o propósito da vida

Muitas pessoas utilizam o Ikigai como base para reflexão profunda na escolha da profissão, então, sim, o teste Ikigai pode ser considerado um teste vocacional, se bem pensado e detalhado. Quer saber mais? Leia o artigo completo que escrevemos com carinho para ajudar você a encontrar seu Ikigai e viver uma vida com propósito: Como fazer Ikigai e descobrir meu propósito de vida significativa.

IKIGAI teste como fazer.png

Além de fazer o teste vocacional online grátis, recomenda-se também:

  • visitar a instituição de ensino de interesse, para conhecer o ambiente, a infraestrutura, o “clima” do local e, se possível, pedir para assistir a uma aula;

  • ler o currículo do curso para ver se têm conteúdos que dão vontade de estudar e pesquisar sobre o que é realmente cada uma daquelas matérias;

  • procurar profissionais, ou veteranos para explicarem como se sentem em relação ao mercado de trabalho, qual o estilo da universidade, como são as aulas;

  • se conseguir, acompanhar o dia de um profissional, para ver como é o trabalho de fato, pois, muitas vezes até mesmo a faculdade é bem diferente da profissão em si, quando o aluno entra no mercado de trabalho;

Diferentes tipos de testes vocacionais: quais as forças e benefícios de cada um?

Os testes vocacionais são ferramentas importantes na busca por uma escolha profissional adequada e satisfatória. Existem vários tipos de testes vocacionais disponíveis, desde os mais tradicionais, como os psicológicos, até os mais modernos, como os online. Neste texto, vamos explorar os principais tipos de testes vocacionais que existem e suas características.

Testes psicológicos

Os testes psicológicos são os mais tradicionais e conhecidos na área de orientação profissional. Eles são aplicados por psicólogos e avaliam características como personalidade, interesses e valores do indivíduo, a fim de indicar áreas de trabalho que possam ser mais adequadas para ele. Esses testes geralmente são aplicados em consultórios e podem levar várias horas para serem concluídos.

Testes online

Os testes online são uma opção mais moderna e acessível aos testes psicológicos tradicionais. Eles podem ser encontrados em diversos sites e plataformas e são geralmente gratuitos. Esses testes avaliam as habilidades, interesses e preferências do indivíduo, oferecendo sugestões de carreiras ou áreas de atuação que possam ser mais adequadas para ele. Eles geralmente são mais rápidos que os testes psicológicos e podem ser concluídos em poucos minutos.

Testes de vocação

Os testes de vocação são semelhantes aos testes psicológicos, mas enfocam mais a identificação das aptidões naturais do indivíduo. Eles avaliam habilidades e interesses, além de verificar as áreas de conhecimento em que o indivíduo possui mais facilidade. Com base nesses resultados, o teste sugere carreiras ou áreas de atuação que possam ser mais compatíveis com as habilidades e aptidões do indivíduo.

Testes de carreira

Os testes de carreira são focados em avaliar a adequação do indivíduo para uma carreira específica. Eles avaliam as habilidades, interesses e experiências do indivíduo em relação à carreira escolhida, indicando se ele tem o perfil adequado para exercer aquela função. Esse tipo de teste é útil para pessoas que já têm uma ideia de qual carreira desejam seguir, mas desejam uma avaliação mais precisa do seu potencial nessa área.

Testes de aptidão

Os testes de aptidão são usados para avaliar as habilidades específicas do indivíduo em relação a uma determinada tarefa ou atividade. Eles são usados para avaliar habilidades técnicas, como habilidades em matemática, leitura e escrita, bem como habilidades práticas, como coordenação motora, raciocínio lógico, entre outras. Esses testes são úteis para identificar talentos em áreas específicas, bem como para avaliar as necessidades de treinamento e desenvolvimento do indivíduo.

Testes de habilidades

Os testes de habilidades são semelhantes aos testes de aptidão, mas avaliam habilidades mais amplas, como comunicação, liderança, trabalho em equipe, entre outras. Eles são úteis para identificar as habilidades e competências do indivíduo em relação a um determinado trabalho ou posição.

Dica de Ouro: experimentar um curso rápido antes

Se experimente na área e faça um curso rápido online no ramo que está pensando em cursar para ver se gosta antes de se matricular em um curso de graduação ou técnico que envolve processo seletivo e muitos anos de dedicação, sendo assim, poderá decidir com um pouco mais de conhecimento e experiência sobre a profissão.

Lista de cursos rápidos online gratuitos para experimentar a profissão

Veja a nossa lista de cursos online rápidos, existem muitos cursos bons (inclusive, muitos gratuitos de qualidade) no nosso guia, para você experimentar se gosta da área de atuação que está pensando em trabalhar.

Dessa maneira, é importante conversar com familiares e amigos, mas não permitir que apenas as opiniões dos outros sejam a trajetória para a decisão. Assim como, fazer testes vocacionais irão ajudar, mas não oferecerão respostas definitivas, aliás, estamos sempre em transformação. Afinal, cada sujeito, ao longo da vida, desenvolve aptidões e individualidades, que serão características importantes para ter bons resultados na carreira

Por Nicole Copetti Dal'Aqua

Foto de Nicole Copetti Dal'Aqua

Nicole é uma autora, professora e consultora com mais de 7 anos de experiência no ramo de educação no Brasil, dando aulas presenciais e online como professora. Além disso, possui expertise como co-fundadora da plataforma de educação Aprimoramente em análise de mercado no ramo da educação, lidando com universidades, escolas e professores desde 2016. Escreve com amor e dedicação para estudantes de todo o Brasil que desejam aprender coisas novas.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...