Home

Técnicas de Memorização: 6 técnicas para memorizar melhor

Atualizado em: 02/11/2023 - Por: Nicole Copetti Dal'Aqua

Existem algumas técnicas de memorização valiosas para quem está estudando, elas são ferramentas muito úteis para aprender o conteúdo e são ótimas alternativas a tentar decorar as coisas por força bruta. Nas próximas aulas, também ensinaremos a eficiência das técnicas de estudo, mostrando quais formas de aprender são mais eficientes que as outras.

Primeiramente, vamos ver as técnicas de memorização: a primeira técnica que vamos ensinar você é a Técnica da Criação de Imagens evocativas. A memória visual é algo muito bem desenvolvido pelos seres humanos, devido às necessidades do passado de saber se localizar e se deslocar, por exemplo. Esse tipo de memória pode ser muito bem aproveitado nos estudos para gravar conceitos, fórmulas e conteúdo para a prova.

Esta é a aula 07 de 16 do Curso Gratuito Online oferecido pelo Aprimoramente: Como Aprender Melhor e Ir Bem nas Provas. Aula 07: Técnicas de Memorização. Veja o curso completo.

Técnicas de Memorização: Técnica da Criação de Imagens Evocativas

A técnica consiste em você criar ou simplesmente visualizar uma imagem existente que resuma de forma memorável, chamativa, diferente um item chave que você precisa se lembrar. Vou mostrar para você 2 exemplos simples para você entender melhor: neste primeiro exemplo, você quer memorizar o ano da independência do Brasil, então visualizará a ruptura com Portugal.

tecnicas.de.memorizacao.png

AULA 07 COMPLETA: VEJA O VÍDEO NO YOUTUBE

No próximo exemplo, para compreender melhor a fórmula para a área do triângulo, visualizará o por que de dividir em 2, pois multiplicará a base e a altura, como se fosse um retângulo, mas dividirá por 2 porque equivale a 2 triângulos. Para agregar ainda mais força àquela imagem, tente sentir, ouvir e até mesmo cheirar aquilo que está tentando lembrar, se pertinente.

Importância de ser engraçado ou evocativo para memorizar melhor

imagem evocativa de laranja azul.jpg

Quanto mais engraçada e mais evocativa a imagem for, melhor e, é claro, repetição ajuda muito. Se você perceber, cursinhos pré-vestibulares utilizam muito esse tipo de recurso para ajudar os alunos a memorizarem mais facilmente o conteúdo e o resultado é que os alunos acabam lembrando daquilo por anos. Utilizar esses macetes já é ótimo e criá-los, então, é ainda melhor para fixar a matéria, pois, além de passar um tempo criando a imagem (e já se relacionando com aquele conteúdo) você se lembra melhor devido a peculiaridade da imagem final.

Técnicas de Memorização: Técnica do Palácio da Memória

Agora vamos ensinar a famosa Técnica do Palácio da Memória, essa é uma técnica que ajuda você a mover as informações para a memória de longo prazo. É muito útil para quem deseja memorizar listas. Aqui no Aprimoramente nós testamos e constatamos que realmente nos lembrávamos muito mais facilmente da lista de itens que memorizamos utilizando a técnica do palácio da memória do que se tivéssemos simplesmente tentado decorar à força, relendo os itens diversas vezes.

Está técnica permite que você crie grupos significativos de informações, agrupando mentalmente itens não diretamente relacionados (por exemplo: uma lista de objetos ou uma lista de compras) mesmo que muitas vezes este agrupamento seja de uma maneira engraçada. Ela permite que você utilize suas habilidades de memória visual e memória espacial, tipos de memória muito bem desenvolvidos nos seres humanos.

Como criar seu Palácio da Memória?

cerebro.jpg

Primeiro escolha um local familiar, com diversos aposentos de preferência, como sua casa, um restaurante, sua escola, seu local de trabalho, ou até mesmo uma rota familiar... Depois você fará a lista de objetos, palavras ou conceitos que quer se lembrar e conceberá uma imagem marcante ou engraçada ou chocante para cada item, colocando as imagens que quer se lembrar nos ambientes escolhidos. Lembre-se da Técnica das imagens evocativas aqui.

Exemplo de Palácio da Memória como técnica de memorização

Um exemplo concreto de palácio de memória ajuda a compreender melhor tudo isso. Neste exemplo, você teria que memorizar os itens Farinha, Chocolate, Granola (fazer a imagem da lista de itens escritos, como se fosse uma lista de compras).

Você então começa a técnica, imaginando entrar na sala e se deparar com o sofá cheio de farinha em cima e no chão passarinhos comendo a granola. Andando um pouco pela casa, você vai para o banheiro e ao invés de água, na torneira sai chocolate derretido... E assim por diante, entendeu?

Você pode utilizar essa técnica para Física, Biologia, Sociologia, Química, ou qualquer outra matéria que precise memorizar alguma lista. Nas primeiras vezes pode ser que seja o processo seja mais lento, pois leva um pouco de tempo para evocar uma imagem mental sólida. Mas quanto mais você pratica, mais rápido fica.

Um estudo mostrou que uma pessoa usando a técnica do Palácio da Memória conseguiu memorizar mais de 95% de uma lista de 40 a 50 itens após uma ou duas caminhadas mentais, onde os itens estavam colocados, em pisos da universidade local. Usando a mente desta forma, memorizar pode se tornar um excelente exercício de criatividade, que simultaneamente cria conexões neurais para ainda mais criatividade.

Outras Técnicas de Memorização

pensamento.jpg

Agora pergunto para você: o que são as coisas mais difíceis de aprender? São as coisas abstratas que não conseguimos ver nem sentir. Por exemplo: alegria é algo abstrato, mas conseguimos sentir. Mas existem conceitos, em matemática, por exemplo, que são coisas abstratas que não conseguimos sentir, por isso achamos tão difícil aprender alguns conceitos.

Para superar essa dificuldade ligada aos sentidos e sentimentos, existe uma solução: analogias, metáforas e praticas com ideias e conceitos. Para ajudar a fortalecer e realçar as conexões neurais que você está fazendo durante o aprendizado. Para trazer essas ideias abstratas para a realidade no seu cérebro, pois os padrões neurais de pensamento que você vai criar são reais e concretos. Metáfora e analogias são muito úteis para aprender coisas novas.

Por isso agora vamos falar sobre como criar vívidas metáforas, analogias e visualização e como elas são importantes para compreendermos melhor conceitos difíceis. Esses truques de memória permitem que você retenha mais facilmente algo que está tentando aprender. Mas qual é a diferença entre esses conceitos e como aplicá-los?

Técnicas de Memorização: Metáforas

A metáfora é uma comparação com algo conhecido, para que compreendamos melhor o sentido do conceito apresentado. Por exemplo, na metáfora do Iceberg, entendemos que em muitos casos o que dá para ver é apenas um pequeno pedaço do problema todo. Metáforas ajudam a colar uma ideia em sua mente. Porque elas fazem uma conexão com estruturas neurais que já existem. Metáforas, pelo menos, ajudam você a ter uma ideia do que está acontecendo. (e você pode evoluir a partir daí. Já é um ótimo ponto de começo).

Técnicas de Memorização: Analogias

Fazer uma analogia é relacionar duas coisas distintas, por exemplo, a memória de curto prazo é como a memória RAM de um computador e a memória de longo prazo é como o disco rígido do computador. Ou o inverno está para solstício assim como a primavera está para equinócio.

Técnicas de Memorização: Visualização

atomo.jpg

É muitas vezes útil fingir que você é o conceito que você está querendo aprender. Se imaginar no lugar da coisa que você está aprendendo. Bom para literatura e até mesmo conceitos de ciência. Ex: se imaginar como um átomo no meio do vácuo. Metáforas e modelos geralmente são muito importantes em oferecer uma compreensão física de uma ideia central, por trás de um processo ou conceito que você está tentando entender.

Parabéns, você aprendeu hoje:

  • A importância de criar imagens evocativas que podem ser utilizadas individualmente ou mesmo dentro da Técnica do Palácio da Memória.
  • Passo a passo para a Técnica do Palácio da Memória e quando é útil utilizá-la.
  • As diferenças e usos das metáforas, analogias e visualizações.

Já comece utilizando o que você aprendeu nesta aula e siga para a próxima para aprender mais!

AULA 08 - FLASHCARDS

A próxima aula será muito interessante para quem se interessa por memória, pois ensinaremos

• O passo a passo da muito utilizada Técnica dos Cartões de Memória ou Flashcards • E os diferentes tipos de truques de memória como a abreviação, a associação, as mnemônicas e as frases memoráveis, para aqueles momentos em que você precisa decorar algo.

Já comece a PRÓXIMA AULA: FLASHCARDS

Veja o curso completo: 16 aulas em vídeo Siga comigo o caminho para ir bem na prova.

Bônus: mais sobre o poder das metáforas

O uso de metáforas é uma técnica poderosa para a memorização, especialmente em contextos de estudo e preparação para provas. As metáforas são figuras de linguagem que estabelecem relações entre conceitos diferentes, muitas vezes usando comparações diretas ou implícitas. Elas facilitam a compreensão, a retenção e a recordação de informações complexas, transformando conceitos abstratos em imagens mentais mais concretas e familiares. Aqui estão quatro exemplos que ilustram o poder das metáforas para a memorização:

Metáfora da "Mente como um Computador": Ao comparar a mente a um computador, você pode visualizar a memória como um sistema de armazenamento de dados e a recuperação de informações como um processo de busca em um banco de dados. Essa metáfora ajuda a entender a formação e a recuperação de memórias, bem como a organização de conhecimento.

Metáfora do "Cérebro como um Jardim": Imagine o cérebro como um jardim onde as ideias são sementes. Se você nutrir e regar essas sementes com atenção e prática, elas crescerão e florescerão como conhecimento. Essa metáfora destaca a importância do cuidado constante para desenvolver e manter memórias duradouras.

Metáfora da "Memória como um Palácio Mental": Nessa metáfora, você cria um palácio mental imaginário, onde cada sala representa um tópico ou conceito. Ao percorrer as salas mentalmente, você associa informações específicas a cada espaço. Isso cria uma estrutura organizada para reter e recordar informações de maneira mais eficaz.

Metáfora da "Rede Neural como um Sistema de Estradas": Imagine a rede neural do cérebro como um sistema de estradas, onde informações viajam. Quanto mais você usa uma rota (um conceito), mais forte ela se torna. Isso espelha a plasticidade cerebral e como repetição e prática fortalecem as conexões neurais, levando à formação de memórias mais sólidas.

Essas metáforas transformam abstrações complexas em imagens mentais tangíveis, tornando o aprendizado mais vívido e memorável. Elas ajudam a construir conexões entre conceitos, facilitam a compreensão e fornecem uma estrutura mental para organizar e lembrar informações. Ao incorporar essas metáforas em seu processo de estudo, você pode aprimorar sua capacidade de memorização e compreensão para enfrentar provas de maneira mais confiante.

Mais sobre analogias

O uso de analogias é uma estratégia eficaz para a memorização em preparação para provas. Analogias são comparações que destacam semelhanças entre dois conceitos distintos, geralmente usando termos mais familiares e compreensíveis. Elas funcionam como pontes mentais, conectando informações novas a conhecimentos prévios e facilitando a compreensão e retenção de conceitos complexos. Aqui está como as analogias podem potencializar a memorização:

  1. Simplificação e Clareza: Analogias simplificam conceitos complexos, que podem ser difíceis de entender, tornando-os mais acessíveis. Elas utilizam situações ou objetos do dia a dia para ilustrar algo mais abstrato, o que ajuda a esclarecer o significado e a aplicação de ideias.
mulher estudando.jpg
  1. Criação de Conexões: As analogias estabelecem conexões entre o que você já conhece e o que está aprendendo. Ao associar novos conceitos a algo familiar, você cria um ponto de ancoragem na sua mente, facilitando a recordação quando necessário.

  2. Visualização Mental: As analogias frequentemente evocam imagens mentais vívidas. Essas imagens são mais fáceis de lembrar do que conceitos abstratos, tornando a informação mais memorável e pronta para ser recuperada durante as provas.

  3. Contextualização: As analogias ajudam a contextualizar a informação, mostrando como ela se aplica no mundo real. Isso torna o conhecimento mais relevante e compreensível, aumentando a probabilidade de retenção a longo prazo.

  4. Resolução de Problemas: As analogias podem ser usadas para resolver problemas complexos, aplicando princípios de uma situação familiar a uma situação menos familiar. Isso estimula o pensamento crítico e a transferência de habilidades de um contexto para outro.

  5. Memorização Significativa: As analogias adicionam significado pessoal à aprendizagem, pois você está criando associações relevantes para você. Isso resulta em uma abordagem mais ativa para a memorização, aumentando a probabilidade de retenção.

  6. Engajamento e Interesse: A natureza intrigante e comparativa das analogias pode aumentar o interesse pelo tópico de estudo. Quando você está envolvido e interessado, é mais provável que dedique mais atenção e esforço ao aprendizado, melhorando a memorização.

  7. Versatilidade: As analogias podem ser aplicadas a uma ampla gama de assuntos e tópicos. Elas se adaptam a diferentes áreas do conhecimento, tornando-se uma ferramenta valiosa em diversos contextos de estudo.

Ao incorporar analogias em seu processo de aprendizado, você pode transformar informações complexas em conceitos mais compreensíveis e memoráveis. A capacidade de criar analogias eficazes exige prática, mas, uma vez dominada, essa técnica pode ser uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a memorizar e compreender melhor o material para suas provas.

Outras técnicas de memorização que valhem a pena utilizar ao estudar para uma prova

Flashcards, mnemônicas e outras técnicas valiosas serão explicadas na próxima aula.

Próxima aula: Aula 08: Flashcards para Estudos e outras técnicas de memorização

Veja o curso completo: CURSO GRATUITO ONLINE COMO APRENDER MELHOR E IR BEM NAS PROVAS e aprenda sobre como estudar melhor, dicas de memorização, técnicas de estudos que funcionam de verdade, hábitos para aprender melhor, como diminuir a ansiedade e o estresse antes e durante a prova e muito mais ;)

Por Nicole Copetti Dal'Aqua

Foto de Nicole Copetti Dal'Aqua

Nicole é uma autora, professora e consultora com mais de 7 anos de experiência no ramo de educação no Brasil, dando aulas presenciais e online como professora. Além disso, possui expertise como co-fundadora da plataforma de educação Aprimoramente em análise de mercado no ramo da educação, lidando com universidades, escolas e professores desde 2016. Escreve com amor e dedicação para estudantes de todo o Brasil que desejam aprender coisas novas.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...