A internet tomou conta do mundo e isso não é novidade, mas essa nova realidade digital em que vivemos mudou nossos relacionamentos e a forma como comunicamos algo. As operações de mídia devem se adaptar e reinventar no sentido de acompanhar o mercado e continuar a atingir seu público-alvo, que não fica mais sentado em frente à TV ou mesmo lendo jornais, mas visualizando novas imagens na tela por várias horas, ao longo de todos os dias.
Em se tratando de novas tecnologias da informação e comunicação, neste caso em específico, a internet abre um mundo de possibilidades, nunca houve na história da comunicação e do marketing tamanha disponibilidade de tecnologias e ferramentas de comunicação que possibilitam às organizações atuarem com tantos diferenciais.
Trabalhar com comunicação e marketing sempre foi desafiante, porém na atualidade atuar nestes segmentos se tornou mais complexo com a transformação digital. Os desafios são muitos, afinal, definir o melhor plano de marketing nunca foi e não é tarefa fácil. Os desafios advêm das constantes mudanças e das novas possibilidades que surgem a cada dia.
E por que marketing no metaverso? A pandemia em muito acelerou os processos de migração, empresas que hoje não atuam de forma digitalizada, estão encerrando suas atividades. E também, nos é possível perceber que o ambiente físico não sustenta uma empresa em tempos de Millennials e Geração Y. Aliado a tudo isto, as empresas para se manterem competitivas neste novo cenário, e para um futuro breve, precisam buscar se inovar, precisam buscar se engajar nas novas tecnologias, assim surge o metaverso – “Ser meta, ilustra o potencial criativo das marcas nesse novo espaço, e engaja o público de maneira efetiva, levando experiências a uma outra realidade, e pontuando a marca das empresas como inovadora, e corajosa em se colocar em um novo contexto”.
Esse novo universo abrange uma série de novas oportunidades, e empresas com visão de futuro vêm investimento verdadeiras “fábulas” a fim de poderem navegar em um oceano azul. O metaverso se abre como um novo território de relacionamento das marcas com seu público, possibilitando ações mais imersivas e hiper contextualizadas em que o marketing digital terá uma nova fase de desenvolvimento e possibilitará mais: emulação do contato físico; exponenciação dos espaços e também social commerce 2.0. As possibilidades vão desde escolher as roupas para nossos avatares usarem até construirmos casas virtuais. As empresas podem oferecer aos clientes a capacidade de aprender mais sobre um produto de maneiras novas e interessantes e permitir que eles façam uma compra, tudo dentro de uma experiência no metaverso.
O potencial do Metaverso para impactar oportunidades no mercado de Marketing é infinito. Ele se tornará um lugar onde um enorme espectro de atividades, negócios e até economias inteiras coexistirão, misturando o mundo real com um mundo digital e virtual impressionante mais imersivo do que já tivemos até aqui.
Considerando que se trata de um mercado novo e em rápida expansão, este MBA de Marketing no Metaverso se desponta como sendo de suma relevância e com perspectiva para alta demanda, afinal, precisamos de profissionais com competências para atuar neste contexto diferenciado. Atuar no metaverso não é apenas criar uma simples reprodução virtual do que se faz no mundo real, é preciso muita criatividade e conhecimentos específicos a este novo contexto.
Site Studio Yellow. Disponível em: . Acesso em 26 de agosto de 2022.
Público-alvo
Destinado a profissionais de marketing, publicidade, empreendedores, gestores de empresas, empresários e de qualquer área de atuação que desejam uma capacitação para sair à frente e garantir sua posição no mercado de trabalho transformado pelo metaverso.
Objetivos
Abordar o comportamento do consumidor no metaverso e a experiência do usuário (UX), incluindo o marketing de influência no metaverso e o avatar baseado em persona;
Apresentar ferramentas, frameworks e metodologias para implementação de estratégias de marketing voltadas para diferentes contextos.
Capacitar os profissionais e executivos a integrarem as mais recentes ferramentas tecnológicas à prática do marketing em qualquer tipo de negócio;
Desenvolver um mindset para estruturar negócios inovadores e digitais, compreendendo o ecossistema de inovação dentro do metaverso;
Desmistificar conceitos sobre o que é o metaverso, incluindo conhecimentos em criptomoedas, criação e vendas de produtos (NFT’s), entre outros;
Mostrar as possibilidades para construir negócios dentro deste novo ambiente, e, assim, gerar insights para novos empreendimentos.