O Brasil se destaca no cenário mundial como um dos maiores exportadores de frutas tropicais do mundo, sendo o quinto maior exportador de manga, o terceiro de banana, o primeiro de suco de laranja e melão. A fruticultura é uma atividade importante para a economia do país, gerando empregos e movimentando cerca de 40 bilhões de reais por ano. Para se ter ideia, em 2021, a atividade empregou 193,9 mil trabalhadores formais, representando um aumento de 9% em relação ao ano anterior. Esse destaque é oriundo das condições climáticas de nosso país e do advento da irrigação. A fruticultura irrigada tem se mostrado como a atividade agrícola que mais se expande nos últimos anos. É crescente a demanda interna e externa por frutas, principalmente as do tipo exportação e a adoção de técnicas de irrigação, principalmente em áreas que anteriormente não eram utilizadas para o cultivo agrícola, como o sertão nordestino, região semiárida, considerada adversa ao desenvolvimento de lavouras, tem tornado um sonho, antes considerado impossível, um fato real. Quando bem implantada, a irrigação viabiliza a produção agrícola e possibilita a obtenção de frutas de melhor qualidade, até mesmo na época da entressafra. Sem ela, seria impossível aos agricultores vencerem as condições climáticas da região nordeste, muitas vezes agravadas pela estiagem prolongada.
Pensando nisso, a pós-graduação em Fruticultura Irrigada visa contribuir para os conhecimentos dos participantes sobre as técnicas da irrigação e da fruticultura e suas aplicações. Os profissionais formados neste curso deverão atender à demanda por profissionais altamente qualificados, frente aos novos desafios do agronegócio frutícola, da preservação ambiental e principalmente que precisem atuar em instituições públicas e ou privadas. O crescente aumento na procura internacional por frutas produzidas no Brasil tem permitido viabilizar a produção agrícola em condições competitivas. A partir daí são desenvolvidos trabalhos em setores como:
Agrário
Científico
Agroindustrial
Educacional e outros.
Desse modo, o curso busca assegurar a formação de profissionais que exerçam técnicas fundamentais sobre a alimentação da população que cresce a cada ano, contribuindo diretamente para a segurança alimentar, saúde e nutrição das pessoas. Mesmo diante da importância da fruticultura para o cenário socioeconômico do país, a prática enfrenta muitos desafios em relação à infraestrutura, logística e acesso a tecnologias e inovações sendo necessário tomar medidas para melhorar a competitividade e a sustentabilidade na produção de frutas, buscando plantações cada vez mais saudáveis e de qualidade, isto pode ser alcançado através da formação de recursos humanos capacitados. Investir na fruticultura nacional é uma ótima alternativa para o desenvolvimento regional e nacional, pois essa atividade apresenta um potencial crescente de expansão e aumento da produtividade.
Público-alvo
Curso restrito a graduados em Ciências Agrárias, tais como profissionais das áreas da Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Engenharia Agrícola e Ambiental, Biotecnologia, Ciências Biológicas e áreas afins que atuem ou precisem atuar em empresas públicas e ou privadas e/ou docência.
Objetivos
Introduzir o estudo da fruticultura irrigada;
Apresentar os principais métodos de propagação, produção, colheita e comercialização de plantas frutíferas;
Fornecer subsídios para escolha dos melhores sistemas de produção de plantas frutíferas;
Conhecer as espécies frutíferas mais importantes no cenário nacional, bem como seu manejo nos mais diversos biomas brasileiros;
Aplicar os conhecimentos teóricos em casos práticos ao fim de cada disciplina;
Atualizar sobre o cenário da fruticultura brasileira a nível nacional e internacional.