O Brasil possui uma das maiores redes hidroviárias do mundo, além de possuir um litoral extenso. Fatos esses que contribuem para a utilização e expansão do transporte hidroviário no país.
Além disso, se comparado ao transporte rodoviário e ferroviário, o custo do transporte hidroviário é mais barato. Em nível comparativo, considerando o custo rodoviário em 100%, o ferroviário seria 70% e o hidroviário 30%.
Segundo página do senado brasileiro que discute o Projeto de Lei da BR do Mar (PL 4.199/2020), apesar dos entraves no setor, a indústria naval brasileira vem crescendo 10% ao ano .
Inclusive, esse projeto de lei, que já foi aprovado pela câmara dos deputados e agora está em tramitação no senado, vai contribuir para a expansão das atividades do setor no Brasil. Com isso, haverá um avanço no setor e consequente necessidade de profissionais qualificados para suprirem a demanda.
Com o avanço do investimento público e privado na indústria portuária brasileira, a profissão de Engenharia Portuária passa a ter grande importância no setor de transportes marítimos, o que torna essa profissão bastante promissora no mercado de trabalho.
É possível afirmar que o entendimento, modelagem e implantação de novos projetos no setor portuário é uma necessidade concreta de todas as empresas ligadas ao setor. Assim, o curso visa capacitar o profissional a atuar na infraestrutura de portos, bem como compreender o funcionamento geral de instalações portuárias e suas atividades logísticas. A pós-graduação capacitará o engenheiro a desenvolver projetos no setor portuário, além de propor melhorias em sua infraestrutura e supervisionar obras do tipo. Ou seja, o especialista em Engenharia Portuária estará apto a participar em obras hidroviárias desde sua concepção, desenvolvimento, construção até a finalização, inclusive manutenção e recuperação de infraestrutura portuária. Dentro da pós o aluno irá compreender as diversas atividades logísticas aplicadas ao setor portuário e conhecer sistemas de transportes e armazenamento de cargas portuárias.
A pós-graduação proporcionará uma visão sistêmica dos Portos e de toda área portuária, e ensinará a analisar tecnicamente a infraestrutura do Transporte Aquaviário.
Público-alvo
A pós-graduação em Engenharia Portuária é destinada a profissionais em qualquer área de conhecimento que tenham interesse em se especializar no assunto. Sobretudo os profissionais das áreas Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Naval. Vale ressaltar que o conteúdo do curso exige conhecimentos prévios em conteúdos básicos de engenharia como, por exemplo, mecânica dos sólidos e dos solos, propriedades dos materiais, fenômenos de transporte, entre outros.
Objetivos
Apresentar ao profissional normas e regulamentações relacionadas à gestão da qualidade e gestão ambiental em portos, bem como, outras normas e regulamentações pertinentes à construção e funcionamento de portos e hidrovias;
Apresentar conhecimentos acerca do sistema aquaviário brasileiro como o transporte, infraestrutura, regularização, construção e operação de portos fluviais, entre outros;
Capacitar o aluno sobre tipos e estruturas, equipamentos e sistemas marítimos e de embarcações;
Capacitar o profissional a atuar na infraestrutura de portos, bem como compreender o funcionamento geral de instalações portuárias e suas atividades logísticas;
Fornecer conhecimentos para o profissional participar em obras hidroviárias desde sua concepção, desenvolvimento, construção até a finalização, inclusive manutenção e recuperação de infraestrutura portuária;
Fornecer conhecimentos sobre transporte, tráfego e trânsito hidroviário.
Habilitar o aluno a desenvolver projetos no setor portuário, além de propor melhorias em sua infraestrutura e supervisionar obras do tipo;
Munir o aluno de conhecimentos acerca das diversas atividades logísticas aplicadas ao setor portuário e conhecer sistemas de transportes e armazenamento de cargas portuárias.