A especialização em engenharia hidráulica tem como intuito agregar e desenvolver mais conhecimento acerca do desenvolvimento de obras voltados aos sistemas de tratamento de água e esgoto, bem como a análise e planejamento da execução e uso de materiais para instalações hidráulicas, encanamentos e tubulações. O curso visa desenvolver habilidades teóricas e técnicas no que se refere aos sistemas de fluidos, capacitando o aluno ao suporte técnico para realizar projetos, construções, planejamentos e fiscalizações em obras e sistemas de lixo, esgoto e abastecimento de água, que são as demandas do mercado de trabalho, tanto no setor privado quanto no público. A gestão de recursos hídricos integra uma série de iniciativas com o objetivo de regular, controlar e protegê-los sob normas da legislação vigente. A água é um recurso natural fundamental para a manutenção da vida no planeta. Do ponto de vista político é também um bem público e, embora possa ser explorado comercialmente, deve ser acessado em seu formato potável por todos os cidadãos. A observação das dimensões ambiental, política e social torna esse tipo de gestão especialmente complexa. No Brasil, a gestão de recursos hídricos segue as diretrizes apontadas pela Lei das Águas n° 9.433/97, que defende a conservação e o uso racional da água sob a Política Nacional de Recursos Hídricos. A ênfase desta política é a despoluição de corpos dágua, ação que depende de transporte de esgotos sanitários, desassoreamento e controle de erosão, recuperação e preservação de nascentes, mananciais e prevenção de impactos das secas e enchentes que abrange ações como barragens subterrâneas, controle de cheias e recomposição da mata ciliar. Esse curso tem o intuito de agregar e desenvolver os conhecimentos de maneira mais profunda relacionados à condução de obras dos sistemas de tratamento de água e esgoto, levando em consideração a análise e o planejamento adequados à uma execução em nível de excelência, fazendo uso de materiais para instalações hidráulicas, encanamentos e tubulações de alta qualidade. O aluno irá desenvolver habilidades teóricas e técnicas referentes à engenharia hídrica; drenagem; tratamento e distribuição de água; gerenciamento de obras hidráulicas; coleta de lixo e tratamento de esgoto; e armazenamento de água. Desta forma, o curso pretende capacitar o aluno para uma visão empreendedora, mesclando conhecimentos técnicos científicos com a realidade do mercado de trabalho, oferecendo suporte técnico para realizar projetos, construções, planejamentos e fiscalizações em obras e sistemas de lixo, esgoto e abastecimento de água. O egresso estará preparado para o adequado atendimento de demandas diversas, sejam elas originadas no setor privado ou público.
Público-alvo
Destina-se a todos os profissionais graduados, sobretudo das áreas de engenharias (agrimensura, cartográfica, civil, agronômica, ambiental e sanitária e outras); geógrafos; topógrafos; arquitetos; urbanistas; empresários, executivos e profissionais de setores empresariais e comerciais; administradores públicos e privados; e demais profissionais graduados nos campos educacionais, que queiram se aprofundar no tema.
Objetivos
Capacitar profissionais das áreas de engenharias para atuação prática voltada à engenharia hidráulica; Compreender os processos relacionados ao tratamento e distribuição de água; Desenvolver habilidades técnicas para a gestão de projetos de instalação e seleção de materiais hidráulicos (tubulações e encanamentos); Destacar a importância do correto dimensionamento das barragens e demais reservatórios de água; Formar profissionais aptos para a melhor escolha dos sistemas de drenagem existentes na atualidade; Incentivar o desenvolvimento prático no que se refere a iniciativas empreendedoras no ramo da engenharia hidráulica; Preparar os profissionais para o atendimento de excelência das demandas da drenagem urbana; Promover a compreensão da dinâmica dos processos relacionados à coleta de lixo e dos sistemas de tratamento de esgoto.