De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o som ultrapassa os limites aceitáveis, ele pode se tornar um incômodo e, principalmente, um verdadeiro mal para nossa saúde. Os danos causados pelo som são proporcionais ao período de exposição em conjunto com a intensidade. Para ter uma ideia, um sussurro suave costuma medir por volta de 30 decibéis (dB), enquanto uma conversa normal pode alcançar o nível de 60 dB. Acima disso o ruído já começa a causar irritação e com o aumento da exposição pode desencadear problemas como cansaço, estresse, ansiedade, insônia, entre outros, até o nível de doenças cardíacas, respiratórias, digestivas, mentais e auditivas.
Nesse sentido a atuação do profissional de Engenharia Acústica ganha importância, visto que o trabalho dele é responsável por trazer conforto acústico e realizar o controle de ruído nos mais diversos ambientes.
Para atuar com a Engenharia Acústica é necessário uma formação multidisciplinar para que o profissional contribua de forma efetiva para o progresso e bem-estar da sociedade. Esse profissional atua, principalmente, em dois contextos. O primeiro é relativo ao desenho de sistemas eletroacústicos de gravação e reforço sonoro. O segundo diz respeito ao desenho de sistemas de controle de vibrações e ruídos nos mais variados ambientes, tais como: espaços urbanos, locais de trabalho, descanso e lazer, estúdios, auditórios, teatros, entre outros.
Isso mostra a relevância do trabalho do Engenheiro Acústico que é de suma importância em diversos ambientes, com o objetivo de definir limites sonoros, encontrar as fontes de ruídos e buscar formas de evitar a poluição sonora tão prejudicial à saúde da população.
No Brasil existem diversos centros de pesquisa em universidades federais onde se estuda acústica e vibrações, dada a preocupação de pesquisadores e empresas com a qualidade acústica de ambientes e com a saúde auditiva da população. Esse aumento com a preocupação em relação ao conforto e saúde auditiva levou à expansão de um novo mercado de trabalho e à necessidade de profissionais qualificados para exercer tal profissão.
O objetivo principal desse curso é capacitar os profissionais para atuarem em equipes multidisciplinares de forma comunicativa, com integridade, responsabilidade e ética, alicerçados em sólido conhecimento técnico científico para absorverem e desenvolverem novas tecnologias atuando de forma crítica e criativa na identificação de problemas e sugestão e desenvolvimento de soluções.
Público-alvo
A pós-graduação lato sensu em Engenharia Acústica é um curso multidisciplinar voltado para engenheiros, arquitetos, profissionais da indústria de áudio e música, consultores acústicos, físicos e, profissionais de áreas afins. Além disso, profissionais que desejam adquirir conhecimentos sobre acústica e vibração também podem cursar essa pós-graduação.
Objetivos
Fornecer um aprofundamento teórico e prático nos princípios da acústica e vibração.
Proporcionar conhecimentos sobre propagação de som, percepção auditiva, interação entre o som e os materiais e, fenômenos associados à vibração.
Desenvolver habilidades relacionadas à medição e análise acústica.
Capacitar os estudantes na utilização de equipamentos e técnicas adequadas à realização de medições de ruído e vibração, bem como na análise e interpretação dos dados obtidos a partir destas medições.
Fornecer conhecimentos sobre técnicas de isolamento acústico, tratamento acústico, cancelamento de ruído e, aplicação de normas e regulamentos relacionados ao controle de ruídos.
Capacitar os profissionais a projetarem e implementarem soluções eficazes para o controle de ruído e vibração.
Desenvolver habilidades para que o profissional possa atuar em diversos setores e aplicações como, arquitetura e construção civil, indústria automotiva, indústria aeroespacial, tecnologia de áudio, entre outros.
Promover conhecimentos sobre conforto e qualidade sonora de ambientes ao capacitar para projetar ambientes com boa acústica, controle de poluição sonora em ambientes urbanos, criar sistemas de som com alta qualidade, entre outras aplicações que visam proporcionar uma experiência auditiva agradável.
Capacitar quanto à utilização de materiais próprios para tratamentos acústicos como materiais isolantes a materiais absorventes.
Familiarizar o aluno com conceitos fundamentais sobre música e sua relação histórica e cultural com a sociedade.
Oferecer um panorama geral sobre música para engenharia acústica de forma que o aluno tenha um embasamento musical para atuar em áreas da engenharia acústica que envolvam práticas musicais.
Estimular o envolvimento em pesquisas e desenvolvimento na área acústica para buscar soluções inovadoras na área.