Home

Pós-graduação: Enfermagem em Cuidados Paliativos - Faculdade Unyleya

Pós-Graduação
A Distância (EAD)
Oferecido por: Faculdade Unyleya

Pós-graduação: Enfermagem em Cuidados Paliativos é uma pós-graduação a distância (ead) nas áreas de Enfermagem, Enfermagem em Cuidados Paliativos, Saúde e Saúde e Bem-Estar. Oferecida por Faculdade Unyleya. Saiba mais sobre Pós-graduação: Enfermagem em Cuidados Paliativos abaixo e entre em contato com Faculdade Unyleya caso queira saber mais informações.

Detalhes de Pós-graduação: Enfermagem em Cuidados Paliativos

Área

  • Enfermagem
  • Enfermagem em Cuidados Paliativos
  • Saúde
  • Saúde e Bem-Estar

Modalidade

A Distância (EAD)

Duração

360 horas

Como entro em contato?

Mais Informações:

Sobre Pós-graduação: Enfermagem em Cuidados Paliativos

Os primeiros registros de Cuidados Paliativos (CP) são da Idade Média. Historicamente, as freiras, os padres, os monges e outros religiosos se dedicavam a cuidar de pessoas em situação de vulnerabilidade e que não tinham acesso à saúde. O 25º artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), que foi elaborada após a 2ª Guerra Mundial, traz que: ‘’Todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar, a si e à sua família, saúde, bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos com os serviços sociais indispensáveis e direito à segurança em caso de desemprego, doença invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle’. Com o acesso à saúde sendo garantido como direito humano, o estado torna-se responsável principalmente por assistir aos pacientes crônicos, com diagnóstico de doença ameaçadora da vida, para fornecer-lhes condições de viver com qualidade e tão ativamente possível até o momento de sua morte. Em última atualização, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu os CPs como abordagem que considera o indivíduo no seu contexto físico, psicossocial, espiritual e cultural com foco na identificação precoce, prevenção e alívio do sofrimento, através da utilização dos recursos profissionais e materiais que devem ser disponibilizados pelo estado. Estima-se que mais de 40 milhões de pessoas sejam elegíveis ao acompanhamento por uma equipe de CP, e isso está relacionado à prevalência das doenças crônicas e do envelhecimento populacional. Assim, estudos têm mostrado a necessidade de capacitação profissional e institucional para torná-los aptos a prestar uma assistência pautada nos princípios dos CP. Os Cuidados Paliativos surgiram no Brasil por volta da década de 80, com aumento crescente desde então. Esse aumento se deve a maior necessidade de uma abordagem ampla, sistêmica e humana ao paciente e seu familiar. Após a vivência mundial da pandemia ocasionada pelo vírus da COVID-19 e suas variantes, os Cuidados Paliativos, com sua abordagem global do paciente, abarcando aspectos biopsicossociais dos familiares, tornou-se essencial, e não mais uma alternativa. Os cuidados com a terminalidade, a morte e o luto dos familiares nunca foram tão evidentes e necessários como hoje.  Sabe-se que os esforços educacionais ainda são poucos nesse campo, havendo um número irrisório da disciplina de Cuidados Paliativos nas grades dos cursos de graduação. Dessa forma, a especialização nessa área visa a dirimir esse aspecto, potencializando conhecimento e melhora na assistência em saúde. O diferencial desse curso está na experiência e formação de seus professores, bem como na qualidade das disciplinas oferecidas que abrangem os conceitos e tópicos mais usualmente abordados na atividade professional nesse campo de atuação.

Público-alvo

Destinado apenas a enfermeiros com diploma reconhecido em Enfermagem pelo MEC, que já estejam atuando ou pretendem atuar na área de Enfermagem em Cuidados Paliativos.  

Objetivos

Apresentar os conceitos utilizados em assistência de enfermagem em cuidados paliativos; Capacitar profissionais graduados em enfermagem sobre o conceito de cuidados paliativos, manejo do controle de sintomas; no aprendizado voltado para melhorias nas intervenções com paciente e familiares relacionadas a comunicação; Descrever as bases da atuação do enfermeiro de forma integral ao paciente por meio dos aspectos físicos, psicológicos, sociais e espirituais; Desenvolver análise crítica sobre a atuação do enfermeiro no fim da vida do paciente; Viabilizar a aquisição de conhecimento teórico baseado em evidências, discussão de casos e facilitadores especializados; Formar enfermeiros para a atuação em Cuidados Paliativos. Fornecer os instrumentos teóricos necessários ao egresso para que possa atuar na área de especialização proposta.

Grade Curricular

  • Cuidados Paliativos (40h)
  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional nas Carreiras da Saúde (40h)
  • Procedimentos de Enfermagem em Diversos Contextos do Paciente em Cuidados Paliativos (40h)
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem ao Paciente Oncológico e em Cuidados Paliativo (40h)
  • Comunicação em Cuidados Paliativos (40h)
  • Atuação da Equipe Interdisciplinar (40h)
  • Controle de Sintomas (40h)
  • Abordagem e Manejo do Sofrimento Psíquico, Espiritual e Sociofamiliar (40h)
  • Abordagens Específicas da Enfermagem-Bioética e Terminalidade (40h)

Vídeo

Carregando...

Oferecido por

Faculdade Unyleya

Faculdade
Faculdade Unyleya
Instituição líder na oferta de cursos de Pós-Graduação a Distância. Com metodologia 100% digital e mais de 250 mil alunos, a Unyleya oferece a melhor experiência em cursos EAD do Brasil há mais de 14 anos. POR QUE ESCOLHER UNYLEYA? Cursos autorizados pelo MEC. Metodologia e tecnologia inovadoras que permite o ingresso do aluno na graduação e na pós a qualquer momento do ano. Melhor desempenho...

O que oferece

  • Cursos de Especialização
  • Cursos de Graduação
  • MBA

Modalidade

Online

Processo Seletivo

  • ENEM
  • Portadores de diploma de graduação (isentos da prova do vestibular)
  • Transferências
  • Vestibular Simplificado

Gestão

Privada

CI-EAD

4
Saiba mais
Quer entrar em contato com Pós-graduação: Enfermagem em Cuidados Paliativos?