A Patologia Bucal é a ciência que estuda os fatores etiológicos das doenças orais, seus mecanismos de desenvolvimento e suas alterações morfológicas e funcionais. É por meio da nvestigação das doenças bucais que são compreendidas as características de normalidade dos tecidos orais e se torna possível a adequada preservação de quadro de agravos provenientes de disfunções. Além da identificação de condições alteradas e a possibilidade de uma adequada contenção e manejo dessas modificações. Sendo assim, esse curso visa a capacitação do profissional de odontologia no diagnóstico, controle e tratamento das doenças e alterações provenientes das mudanças nas estruturas celulares, teciduais e dos órgãos diante de agressões na cavidade oral, imprescindíveis a profissão. O cirurgião dentista diante desse curso compreenderá uma gama de conhecimentos em disciplinas fundamentais ao bom profissional acadêmico e clínico. Essa interdisciplinaridade será abordada pela associação de princípios elementares entre disciplinas básicas como: anatomia, histologia, fisiologia, bioquímica, embriologia, microbiologia e parasitologia; e disciplinas profissionalizantes como: periodontia, endodontia, cirurgia, dentística e clínicas afins. O estudo das doenças orais permitirá ao odontólogo conhecer as principais anomalias que atingem o sistema estomatognático relacionadas a patologias orais. Anomalias essas que dão origem a lesões decorrentes do processo de não adaptação às variações do meio e produção de respostas que são geradas diante de agressões e transtornos funcionais. A classificação das patologias orais é primordial para a manutenção de um quadro de adaptação e manutenção da saúde física, psíquica e social dos indivíduos que como profissionais da saúde tem-se como principal objetivo. Além disso, o curso de patologia bucal permitirá a consolidação da compreensão dos métodos de diagnóstico complementares através de exames decorrente da caracterização de lesões que requerem um conhecimento específico e a confirmação por meio de avaliações suplementares extra consultório. Associando as características macro obtidas a partir do exame clínico e microscópicas das doenças orais, além da compreensão de exames radiográficos. Ou seja, reforça-se não só o conhecimento em diversas disciplinas, mas também salienta a importância da investigação em laboratório das respostas celulares, incentivando o caráter investigativo e integral na formação do pós-graduando em patologia bucal, a qual é tão importante na área odontológica.
Público-alvo
Curso destinado somente aos profissionais graduados em Odontologia que objetivam aprimorar sua formação interdisciplinar e integral nos conhecimentos relacionados às doenças bucais suas respectivas causas, mecanismos e alterações morfofuncionais.
Objetivos
▪ Agregar o conhecimento dos objetivos e passo a passo técnico dos vários recursos e métodos de estudo em patologia bucal; ▪ Desenvolver conhecimentos conceituais e habilidades técnicas que atendam às necessidades interdisciplinares e transdisciplinares relacionadas as competências da prática odontológica dependente de áreas básicas e fundamentais; ▪ Preparar os alunos para a compressão dos mecanismos de formação de processos císticos e tumorais odontogênicos e não odontogênicos, abordando seus aspectos histopatológicos, bem como sua origem, evolução, fisiopatologia e características clínico-radiográficas; ▪ Promover a capacitação para a adequada identificação das principais alterações patológicas do complexo maxilofacial, pela associação das características macro e micro estruturais, sinais e sintomas, etiologia e respostas celulares, além das repercussões locais e sistêmicas; ▪ Tornar o aluno apto na prevenção e cuidados de quadros de lesões cancerizáveis, neoplasias, lesões reativas, traumáticas e pigmentadas. Além de promover o adequado entendimento da avaliação de quadros de doenças imunomediadas, infecciosas e das glândulas salivares. ▪ Tornar o aluno detentor do saber para apontar o adequado manejo das afecções relacionadas as anomalias dentárias, agressões na mucosa bucal, e dos tecidos periodontais de sustentação e revestimento.