A acelerada inclusão de novas tecnologias nas organizações exige profissionais aptos a compreender a absorção destas ferramentas nos ativos organizacionais, conforme processos, projetos ou novas técnicas que resultem em uma boa implementação da mudança, seja organizacional ou da equipe atuante, chamando, assim, a atenção à área da gestão da mudança. A integração e o balanceamento dos recursos disponíveis, bem como o fator motivacional necessário para a realização das mudanças, são habilidades requeridas ao especialista da área.
A Association of Change Management Professionals (ACMP®) - Associação dos Profissionais de Gestão da Mudança - define gerenciamento da mudança como a prática de aplicar uma abordagem estruturada para transição do estado atual ao estado futuro desejado pela organização, com o intuito de alcançar os benefícios esperados. Ainda, segundo a ACMP®, o gerenciamento da mudança provê ferramentas, técnicas e processos que reforçam as organizações para o alcance do estado futuro almejado, destacando uma forte sinergia entre a disciplina de gestão da mudança com outras, tais como planejamento estratégico, gestão de projetos, desenvolvimento organizacional e gestão de processos, com alvo na gestão de pessoas como fator propulsor da mudança.
O especialista em gestão da mudança atua nas organizações como provedor direto dos serviços de gerenciamento da mudança, sendo o ponto focal primário, utilizando das ferramentas e técnicas para apoiar a efetividade da mudança em outras áreas de gestão, orientando e monitorando as ações de agentes da mudança dentro das áreas organizacionais.
Para quem pretende se destacar na carreira, há a certificação CCMPTM (Certified Change Management Professional) - Profissional Certificado em Gestão da Mudança -, emitida pela ACMP®, que é uma certificação internacional e globalmente reconhecida como credencial a profissionais que demonstraram comprometimento para liderar o processo a mudança.
Correlacionada às práticas definidas pela ACMP®, o Human Change Management Institute (HuCMI®) - Instituto de Gestão da Mudança Humana - foi criado para promover, complementarmente, a excelência na gestão do fator humano na mudança organizacional. Para tanto, o HuCMI® elaborou o Human Change Management Body of Knowledge (HCMBOK®) - Corpo de Conhecimento da Gestão da Mudança Humana -, no qual consistem as orientações necessárias, tanto para o bom exercício dos profissionais em gestão da mudança quanto aos aspectos humanos da mudança organizacional.
Para aqueles que desejam avançar na área com foco em gestão de pessoas, o HuCMI® passou a certificar aqueles que possuem conhecimentos avançados nas técnicas e procedimentos ligados ao Human Change Management Professional (HCMP®) - Profissional de Gestão da Mudança Humana -.
Naturalmente, esta carreira, fundada em organismos internacionais, crescerá apoiando os interessados a desenvolver as competências necessárias para o bom exercício da gestão da mudança, seja focada nas pessoas ou na própria organização. Portanto, com tantos desafios que a mudança organizacional traz, este MBA inseriu requisitos extremamente criativos para cumprir sua finalidade: A começar do Design Thinking como método de se extrair a melhor criatividade e comprometimento do profissional, seguido da modelagem de processos empresariais, condição básica para o redesenho dos fluxogramas das atividades e dos processos que se pretendem mudar. Não menos importante, o curso também abordará diferentes aspectos de gestão, tais como: A liderança e o trabalho em equipe; a mentoria e o coaching; a dinâmica de grupos e as inteligências múltiplas aplicadas no contexto da mudança; o gerenciamento da mudança organizacional e comportamental, entre outras.
Público-alvo
Destina-se a todos os profissionais de nível superior, principalmente empresários, engenheiros, bacharéis em administração e psicologia, interessados em conhecimentos relativos à gestão da mudança nas organizações, tais como tecnólogos em gestão de pessoas ou cursos derivados e consultores organizacionais que lidam na área comportamental, por exemplo: SEBRAE, SENAC, conselhos regionais ou federais de administração e associações de recursos humanos, tais como o ABRH e as associações de coaching e desenvolvimento profissional.
Objetivos
▪ Compreender a função estratégica nas organizações;
▪ Conhecer técnicas relacionadas ao planejamento, implementação, consolidação e avaliação dos processos de mudança;
▪ Criar habilidades pessoais de convencimento para atuar como agente de mudanças;
▪ Desenvolver competências humanas relacionadas à antecipação, identificação e resolução de problemas de resistência ou da falta de motivação à mudança por parte dos colaboradores da organização;
▪ Distinguir operações, processos e projetos;
▪ Integrar as informações e dados para os stakeholders;
▪ Liderar equipes de trabalho e grupos localmente e virtualmente.