O curso tem um total de nove disciplinas que serão ofertadas mensalmente, em um modelo cíclico, o que propicia ao novo aluno iniciar o curso a qualquer momento, sem perda de aprendizagem. As nove disciplinas são: Desenvolvimento Profissional, Patologias nas Estruturas em Concreto, Patologias em Pavimentação, Patologias em Geotecnia, Patologias nas Estruturas Metálicas, Patologias nas Estruturas em Madeira, Patologias em Obras de Arte, Patologias em Instalações Prediais, e Patologias em Processos Construtivos.
A primeira disciplina se chama Desenvolvimento Profissional e tem base acadêmica comum a todos os cursos de especialização. Esta disciplina é fixa e todos os alunos começam o curso por ela. A disciplina apresenta conteúdos para o desenvolvimento e formação de líderes e gestores, fornecendo material para uma boa apresentação em público, orientação de como criar o seu próprio negócio, entre outros.
Patologias nas Estruturas em Concreto é a disciplina que expõe assuntos como patologia das estruturas, degradação do concreto, degradação das estruturas de concreto, corrosão das armaduras de concreto armado/protendido e técnicas de reabilitação eletroquímica.
Já Patologias em Pavimentação tem como foco analisar os pavimentos e suas patologias, avaliar os pavimentos, fazer a avaliação estrutural de pavimentos asfálticos e trazer soluções para pavimentos.
Patologias em Geotecnia apresentará conteúdo como erros nas classificações de solos, falhas da investigação geotécnica e patologias em obras de terra e em fundações.
Patologias nas Estruturas Metálicas fará introdução às patologias ocorridas nas estruturas metálicas, corrosão e pintura, patologias em ponte de aço e controle de qualidade e incêndio em estruturas metálicas.
5
Patologias nas Estruturas em Madeira irá dispor conteúdos como definições e propriedades das estruturas de madeira, características dos agentes deterioradores, técnicas de inspeção e manutenção e técnicas de tratamento.
Patologias em Obras de Arte apresentará conteúdo como patologias em obras de arte em concreto, patologias em obras de arte em aço e patologias em obras de arte em madeira.
Patologias em Instalações Prediais iniciará com a introdução as patologias e sistemas prediais e continua com o estudo de patologias em instalações hidráulicas e elétricas e o estudo de patologias em instalações especiais.
E a disciplina de Patologias em Processos Construtivos, por sua vez, abrangerá as Informações gerais sobre as patologias nas construções, tipos de patologias em estruturas, alvenarias, pinturas e a metodologia de abordagem das patologias nas etapas da construção. Neste sentido, o intuito do curso é profissionais com embasamento científico e tecnológico, especialmente no que se refere aos processos de reconhecimento, prevenção, manutenção e tratamento de patologias em processos construtivos e em estruturas, pois o conhecimento sobre as diversas propriedades e particularidades das matérias-primas possibilita a diminuição dos custos, melhora a eficiência dos materiais escolhidos e processos executados em diversas obras.
Público-alvo
O curso destina-se aos profissionais que atuem tanto no campo acadêmico quanto no campo produtivo e que tenham interesse em investir nos conhecimentos pertinentes às Patologias das Construções, desde que possuam graduação nas áreas de Engenharia ou Arquitetura.
Objetivos
Ampliar a compreensão de concepções acerca dos principais tipos de patologias em construções e refletir sobre as respectivas implicações para o exercício da engenharia;
▪ Analisar os fundamentos da área de Patologias em Construções, refletindo sobre os contextos sociais, históricos, econômicos e culturais que os consolidaram, relacionando-os às novas necessidades educacionais;
▪ Aprofundar os conhecimentos sobre os tipos de patologias a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para aplicação na construção civil e no ambiente acadêmico;
▪ Desenvolver atividades de pesquisa, de interpretação e de criação de projetos estruturais, apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo;
6
▪ Identificar e tratar as patologias que acometem as estruturas;
▪ Indicar e examinar os tipos de patologias em diversos tipos de construções, tais como estruturas, alvenarias, pinturas, instalações, dentre outros;
▪ Reconhecer os tipos de patologias, seus processos de prevenção, manutenção e tratamento nas diversas etapas construtivas e nas estruturas.