O ensino superior tem provocado discussões acerca do acesso cada vez maior de pessoas que ingressam nesse nível de ensino com o propósito de obter formação acadêmica-profissional, bem como atuar em atividades de pesquisa científica para o desenvolvimento econômico e social do país. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, a preparação de professores universitários para atuar nesse nível de ensino deve ocorrer, especialmente, em cursos de pósgraduação, pois os cursos de Mestrado e Doutorado têm cooperado para a formação de pesquisadores, os quais contribuem, significativamente, para ministrar aulas em cursos de graduação.
A preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado.
Parágrafo único. O notório saber, reconhecido por faculdade com curso de doutorado em área afim, poderá suprir a exigência de título acadêmico. (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996).
Em seu art. 52, incisos I e II, a referida lei estabelece que as instituições de ensino superior devam apresentar um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado e um terço do corpo docente em regime de tempo integral. Ao estabelecer um terço do corpo docente com titulação stricto sensu, a própria lei abre espaço para atuação de professores com formação lato sensu.
Entretanto, de um modo geral, os cursos stricto sensu, normalmente, não contemplam disciplinas didático-pedagógicas direcionadas para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o professor atuar no ensino superior, aliados a conhecimentos teóricos e experiências de vida profissional e acadêmica para o trabalho docente, visto que há aspectos que necessitam ser compreendidos para que haja uma ação pedagógica mais efetiva e de qualidade no ensino superior.
Atualmente, as atividades de ensino configuram-se como prática investigativa, de forma que o aluno tenha a possibilidade de articular teoria e prática em qualquer campo de conhecimento. Assim, é imprescindível que o docente de ensino superior conheça as
metodologias e estratégias que propiciem essa articulação por meio do ensino e da pesquisa, em cada área de atuação.
Nesse sentido, o curso propõe atender não somente às exigências legais, mas também à necessidade de reflexão e qualificação do profissional para atuar em instituições de ensino superior. Além disso, viabilizará capacitar e certificar os professores das instituições de ensino superior e os demais profissionais que pretendem atuar na docência desse nível de ensino.
Público-alvo
Destina-se aos profissionais graduados de qualquer área que já atuam ou tenham interesse em ingressar na área de docência superior, como mediador da aprendizagem, de acordo com as atuais tendências da educação e que procuram uma formação e qualificação continuada e o constante aprimoramento de sua prática profissional.
Objetivos
▪ Buscar novas referências e conhecimentos a fim de atender às necessidades de oferecer informações e explicações aos discentes, formando um profissional comunicativo e esclarecedor;
▪ Capacitar profissionais para refletir, planejar, organizar processos, criar conteúdos disciplinares de ensino-aprendizagem e avaliar resultados;
▪ Formar profissionais docentes para atender as exigências legais;
▪ Identificar e se adaptar às novas tecnologias que poderão ser usadas no ambiente de trabalho;
▪ Saber aprender, realizar, modificar, ensinar, estimular e cativar;
▪ Trabalhar em equipe, utilizando habilidades, atitudes, estratégias e responsabilidades.