Home

Pós-graduação: Contabilidade Pública - Faculdade Unyleya

Pós-Graduação
A Distância (EAD)
Oferecido por: Faculdade Unyleya

Pós-graduação: Contabilidade Pública é uma pós-graduação a distância (ead) nas áreas de Administração Pública, Auditoria, Contabilidade e Finanças e Contabilidade Pública. Oferecida por Faculdade Unyleya. Saiba mais sobre Pós-graduação: Contabilidade Pública abaixo e entre em contato com Faculdade Unyleya caso queira saber mais informações.

Detalhes de Pós-graduação: Contabilidade Pública

Área

  • Administração Pública
  • Auditoria, Contabilidade e Finanças
  • Contabilidade Pública

Modalidade

A Distância (EAD)

Duração

360 horas

Como entro em contato?

Mais Informações:

Sobre Pós-graduação: Contabilidade Pública

A Administração Pública brasileira vem, há anos, sendo alvo de muitas críticas dos mais diversos segmentos da sociedade. Grande parte delas está ligada à ineficiência e à baixa qualidade dos serviços prestados, à lentidão no atendimento à população, à má gestão e à falta de transparência na utilização dos recursos públicos, entre outros. Tal situação cria uma atmosfera de permissividade, de ausência de fiscalização, de ausência de controles, de relaxamento de costumes profissionais que propicia um ambiente propício à ineficiência e à corrupção. Registros contábeis obedientes a princípios contábeis internacionalmente aceitos, gerenciados e efetuados por profissionais com sólida formação técnica auxiliarão na reversão desse estado de coisas. A contabilidade pública por muitos anos, desde a edição da Lei n.º 4.320 de 1964, ficou muito centrada no orçamento. Através das alterações ocorridas a partir de 2009, com vistas a convergência aos padrões internacionais de contabilidade aplicada ao setor público e consequentemente com uma aproximação ao que se aplica no setor privado, o foco da informação passou a ser o patrimônio público. A decisão de oferecer um curso de pós-graduação em Contabilidade Pública se deve a esse estado de coisas, agravado que foi pelas rápidas mudanças pelas quais passou o processo orçamentário no Brasil e a implementação da Legislação sobre Responsabilidade Fiscal, que afetaram profundamente este campo de trabalho. Mais mudanças de maior montante ocorreram quando o Brasil decidiu se adequar às normas internacionais de Contabilidade Governamental. Nesse escopo, o curso foi concebido com vistas à formação dos profissionais que pretendem seguir carreira no setor governamental, e à qualificação dos atuais profissionais servidores públicos, oferecendo uma visão moderna, ampla e abrangente do funcionamento da Contabilidade Pública, e objetiva apresentar tais mudanças e capacitar o profissional que atua, ou pretende atuar, no setor público ou, ainda, que necessite destes conhecimentos em suas rotinas diárias. Portanto, como as alterações se dão em todos os âmbitos da federação, este curso alcança público de todas as regiões do país. Por fim, adicionalmente, o profissional conhecerá acerca dos seguintes temas que são indispensáveis a uma gestão pública eficiente: processo orçamentário, Lei de Responsabilidade Fiscal e Lei de Acesso à Informação.

Público-alvo

O curso destina-se a profissionais que exerçam ou têm interesse em exercer atividades ligadas à contabilidade e à gestão pública em todos os níveis de governo (federal, estadual, distrital e municipal); analistas, auditores, contadores, técnicos e outros profissionais da área pública; professores dos cursos de nível superior de instituições de ensino públicas e privadas. Usualmente este curso é realizado por graduados em Contabilidade ou com conhecimentos sólidos na disciplina.

Objetivos

O curso Contabilidade Pública desenvolverá nos alunos as seguintes competências: ▪ Analisar os instrumentos de controle da gestão pública; ▪ Aplicar os conhecimentos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público; ▪ Compreender os instrumentos de Responsabilidade Fiscal e de Transparência Pública; ▪ Conhecer os instrumentos de planejamento e execução da gestão Governamental. Para que os alunos alcancem essas competências é necessário desenvolver as seguintes habilidades: ▪ Compreender as etapas do processo de contratação pública; ▪ Compreender os conceitos de contabilidade pública; ▪ Conhecer os princípios de contabilidade; ▪ Conhecer os tipos de orçamento; ▪ Entender as etapas da execução financeira; ▪ Explorar a execução da gestão pública por meio de convênios ou contratos de repasse; ▪ Relacionar as normas de contabilidade aplicada ao setor público aos aspectos da gestão governamental para apresentação das demonstrações contábeis; ▪ Ter conhecimento sobre a Lei de Acesso à Informação no contexto da transparência pública; ▪ Ter conhecimento sobre a Lei nº 4.320/64; ▪ Ter conhecimento sobre a LRF e as suas consequências; ▪ Ter conhecimento sobre as NBCASP; ▪ Ter conhecimento sobre o MCASP; ▪ Ter conhecimento sobre os instrumentos orçamentários (PPA, LDO e LOA) previstos na Constituição Federal de 1988; ▪ Ter conhecimentos sobre controle externo; ▪ Ter conhecimentos sobre controle interno; ▪ Ter domínio sobre o Plano de Contas aplicado ao Setor Público; ▪ Ter noções sobre as IPSAS.

Grade Curricular

  • Desenvolvimento Profissional (40h)
  • Lei de Responsabilidade Fiscal e Lei de Acesso à Informação (40h)
  • Administração Pública Contemporânea (40h)
  • Controle Interno e Externo da Gestão Pública (40h)
  • Contabilidade Pública (60h)
  • Administração Financeira, Orçamentária e Contábil no Setor Público (40h)
  • Licitações, Contratos e Convênios (40h)
  • Custos no Setor Público (60h)

Vídeo

Carregando...

Oferecido por

Faculdade Unyleya

Faculdade
Faculdade Unyleya
Instituição líder na oferta de cursos de Pós-Graduação a Distância. Com metodologia 100% digital e mais de 250 mil alunos, a Unyleya oferece a melhor experiência em cursos EAD do Brasil há mais de 14 anos. POR QUE ESCOLHER UNYLEYA? Cursos autorizados pelo MEC. Metodologia e tecnologia inovadoras que permite o ingresso do aluno na graduação e na pós a qualquer momento do ano. Melhor desempenho...

O que oferece

  • Cursos de Especialização
  • Cursos de Graduação
  • MBA

Modalidade

Online

Processo Seletivo

  • ENEM
  • Portadores de diploma de graduação (isentos da prova do vestibular)
  • Transferências
  • Vestibular Simplificado

Gestão

Privada

CI-EAD

4
Saiba mais
Quer entrar em contato com Pós-graduação: Contabilidade Pública?