Hoje, no mercado, há carência de profissional que saiba tecnicamente avaliar e gerenciar os riscos de incêndio de uma edificação ou área de risco, dimensionando, especificando e trazendo o melhor custo-benefício para o negócio.
A legislação, a fiscalização, a normalização e a certificação de materiais contra fogo estão evoluindo rapidamente no mundo e no Brasil, e os novos profissionais precisam estar preparados para essa realidade.
A Lei 13.425/2017, que define normas de segurança, prevenção e proteção contra incêndio em estabelecimentos com capacidade de público igual ou superior a 100 pessoas, aumentou a responsabilidade de engenheiros e arquitetos. A legislação, popularmente conhecida como Lei Boate Kiss, cobra das escolas de engenharia e de arquitetura disciplinas voltadas para o combate ao fogo em edificações.
Há uma frente parlamentar no Congresso Nacional, trabalhando forte na padronização da legislação de Combate à Incêndio, justamente para tornar mais acessível e obrigatório as medidas de proteção para todo o Brasil.
A Frente Parlamentar Mista de Segurança Contra Incêndio (FPMSCI) presidida pelo deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP), tem como uma das prioridades o aprimoramento da proteção contra incêndios no Brasil, que inclui patrimônios históricos, culturais, públicos e privados. Além de atuar como vice-líder na Câmara, o parlamentar tem longa experiência na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.
As tragédias do Museu Nacional, do Flamengo e Hospital Badin evidenciaram fragilidades nos sistemas de proteção de incêndio de patrimônios históricos e instituições privadas. Precisamos continuar avançando com uma agenda propositiva que traga proteção concreta à sociedade, pontua Marcelo Lima, coordenador do Conselho Consultivo da Frente e diretor geral do Instituto Sprinkler Brasil (ISB). A presidência do Guilherme Derrite deve representar um reforço dos resultados da Frente. Estamos bastante otimistas com a chegada dele e convictos de que ele ajudará, e muito, nessa vocação que temos de buscar melhores e mais eficientes mecanismos de prevenção e combate a incêndios, e isto passa pela estruturação de um arcabouço robusto incluindo aperfeiçoamentos em políticas públicas e normas complementares à Lei Kiss, completa.
A Frente também vislumbra frentes de ação convergentes. Pretende batalhar pela certificação de equipamentos e instalações de segurança, buscar melhorias na legislação contra incêndio, capacitação e qualificação específica para profissionais da área de segurança contra incêndio, além de aperfeiçoar e padronizar a coleta, inteligência e divulgação de dados de incêndios e causas no Brasil.
Face ao acima explicitado, neste curso, o profissional será realmente qualificado como especialista em projetos das Medidas de Segurança Contra Incêndio, desde o conceito de reação química (tetraedro do fogo), até a elaboração e implantação dos projetos de Segurança Contra Incêndio, agregando valor ao negócio de seu cliente e ao Brasil.
Nesse curso o aluno será capacitado para desenvolver projeto de segurança contra incêndio, por meio de métodos e técnicas atualizadas, acompanhado por uma equipe de professores com vasta experiência prática em cada ramo de sua atuação e terá condições de aprovar projetos de segurança contra incêndio junto ao corpo de bombeiros de seu estado bem como em qualquer estado brasileiro, considerando a legislação específica de segurança contra incêndio de cada estado.
Público-alvo
O programa está destinado a profissionais graduados nas diversas áreas da engenharia, arquitetura e demais profissionais com curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação, que já estejam atuando ou pretendam atuar na área de Avaliação e Gerenciamento dos Riscos de Incêndio e tem como pré requisito, a apresentação de diploma de graduação reconhecido pelo MEC. Profissionais de outras áreas do conhecimento, estão autorizados a realizar matrícula neste programa, contudo, o curso é de especialização e não forma engenheiros e nem profissionais de outras áreas. Após a conclusão do curso não poderão atuar como engenheiros ou arquitetos, os profissionais que não forem graduados nessa profissão.
Objetivos
▪ Auditar e elaborar Perícia de incêndio;
▪ Auditar e Vistoriar projetos de segurança contra incêndio;
▪ Avaliar e Gerenciar os Riscos de Incêndio, tendo como principal objetivo a projeção e a implantação de medidas e procedimentos, técnicos e administrativos, para prevenir e controlar sinistros de incêndio, assim como para manter as instalações operando dentro de padrões de segurança ao longo de sua vida útil;
▪ Definir, Dimensionar e Especificar Equipamentos de combate ao incêndio;
▪ Dimensionar e desenvolver projeto de sistemas de proteção por redes de hidrantes e escada pressurizada;
▪ Dimensionar Rede de chuveiros automáticos (sprinklers) em atendimento aos riscos leves, ordinários e extraordinários;
▪ Dimensionar, Inspecionar e Emitir Laudos de Instalações elétricas prediais e industriais;
▪ Elaborar projeto de proteção por espuma envolvendo sistemas especiais para armazenamento de líquidos combustíveis ou inflamáveis em tanques estacionários (Parques, tanques e líquidos fracionados);
▪ Elaborar projetos de segurança contra incêndio para qualquer estabelecimento residencial e comercial de risco baixo, médio ou alto e aprovar junto ao Corpo de Bombeiros Militar;
▪ Realizar auditoria em segurança contra incêndio.