Home

Terapêutica, música clássica é tema de curso on-line no mês outubro

Atualizado em: 13/10/2021

Música sinfônica, que segundo estudos pode trazer diversos benefícios à saúde, ganha destaque na programação de espaço de cultura e arte de Curitiba

Que a música tem um grande poder de cura, isso não é novidade, basta lembrar que a musicoterapia é uma prática terapêutica alternativa consolidada em todo o mundo e que no Brasil é até mesmo oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Ministério da Saúde. 

Mas nem todos os tipos de música têm a mesma força na promoção de benefícios à saúde. De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, ouvir música clássica pode ajudar a reduzir a pressão arterial, preservando a saúde do coração. Já a audição de gêneros mais agitados, como rap, techno e pop, por outro lado, tende a aumentar a pressão arterial dos ouvintes.

O estudo específico do poder terapêutico da música clássica tem sido realizado por pesquisadores de todo o planeta, constatando as mais diversas possibilidades de promoção do bem-estar. 

Pesquisadores taiwaneses, em pesquisa realizada com mulheres grávidas e publicada no periódico científico Women & Health, constataram que aquelas que ouviam música clássica tinham menos probabilidade de se sentirem estressadas durante a gravidez - a conclusão foi de que o ritmo da música clássica é semelhante ao do coração humano, impactando na redução da ansiedade e da depressão.

Já cientistas finlandeses da Universidade de Helsinque associaram a audição de música clássica à produção de dopamina, contribuindo para tornar menos ativos os genes envolvidos na degeneração do cérebro e do sistema imunológico e prevenindo, assim, doenças neurodegenerativas como a doença de Parkinson ou a demência senil. 

Tal constatação foi corroborada por outro estudo, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que indicou que a prática aumenta o fluxo sanguíneo em áreas do cérebro responsáveis pela cognição e pela emoção, e elevando a produção de dopamina. 

Curso on-line permite aprofundamento sobre a história da música clássica

Para a educadora musical, soprano e compositora Clarice Miranda, o poder da música clássica vai muito além do que podemos imaginar, servindo para promover o relaxamento físico, aliviar o stress e aumentar nossa concentração, além de nos trazer imenso prazer e melhorar nosso estado de espírito.

Membro da Academia de Cultura de Curitiba e já tendo atuado em espetáculos musicais, gravações e palestras, Miranda promove durante o mês de outubro, às terças, sempre às 19h, o curso on-line O Maestro e a Orquestra, em atividade promovida pelo Solar do Rosário, espaço de arte e cultura situado na capital paranaense. 

O curso abordará a História e algumas técnicas de regência sinfônica, além de apresentar alguns dos grandes maestros da música universal. A professora Clarice Miranda ressalta que regência sinfônica é uma das mais complexas profissões, devido à enorme quantidade de elementos que a envolve, como memória e ouvido excepcionais, autoridade, exigência na busca da perfeição, gestos precisos e a percepção global da obra a ser executada. 

Regina Casillo, diretora-fundadora do Solar do Rosário, afirma que poder oferecer um curso on-line, acessível a todos, de música com didática e fácil entendimento é um privilégio para poucos. Ela ressalta que a professora Clarice Miranda é hábil em transmitir, de forma leve, um assunto tão profundo e que requer muito estudo e aprofundamento.

Para saber mais, basta acessar: https://solardorosario.com.br/

 



Website: https://solardorosario.com.br/

Este é um conteúdo divulgado pela empresa DINO - Divulgador de Notícias e não é de responsabilidade do Aprimoramente.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver os artigos sobre educação do Aprimoramente?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ler os artigos

Artigos Aprimoramente

Carregando...