Home
Plataforma de Educação premia projetos generosos nas escolas

Plataforma de Educação premia projetos generosos nas escolas

Publicado em: 23/11/2022 - São Paulo - Por: DINO

O Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade 2022 está em sua 3ª edição e tem como objetivo reconhecer e premiar iniciativas generosas e solidárias envolvendo as escolas de todo o país.

A plataforma brasileira de Educação para a Gentileza e a Generosidade está com inscrições abertas para escolas de todo o país concorrerem ao Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade 2022. Os interessados devem se inscrever acessando o link  https://www.gentilezagenerosidade.org.br/premioescolas2022 até 12 de dezembro de 2022.

Ao jogar luz ao que de bom os estudantes, professores e a comunidade escolar têm realizado, o prêmio faz um contraponto aos casos de intolerância que têm ocorrido nas escolas brasileiras, como os ataques de ódio em um tradicional colégio localizado em Valinhos - SP e episódios similares que aconteceram em três escolas de Porto Alegre

Para Marina Pechlivanis, idealizadora da Plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade, em um mundo com tanta intolerância, polarização e desrespeito, entre outras desvirtudes, é emergencial dar visibilidade para projetos verdadeiramente sociotransformadores, concebidos e implementados de forma colaborativa e visando dignidade e qualidade da vida para todos. Mais que um exemplo para o ecossistema escolar, as escolas participantes são um exemplo para toda a sociedade.

Podem se inscrever no Prêmio instituições de ensino público e privado, do ensino infantil, fundamental I e II, ensino médio e médio técnico, devidamente registradas e habilitadas pela Secretaria de Educação da Unidade Federativa pertencente ou pelo Ministério da Educação MEC, que tenham desenvolvido e realizado iniciativas conforme o Regulamento. No site, há um passo a passo para as escolas se inscreverem. 

Os projetos das instituições interessadas devem cumprir pelo menos um dos seguintes requisitos:

- serem projetos promovendo datas do calendário sazonal social como a Semana Nacional da Educação para Gentileza e Generosidade, o Dia de Doar/Dia de Doar Kids, Dia do Meio Ambiente, Dia da Gratidão, Dia da Consciência Negra, entre outras datas;
- projetos de conscientização social sobre a importância de um ou mais dos 7 Princípios da Educação para Gentileza e Generosidade, que abarcam Cidadania, Diversidade, Respeito, Sustentabilidade e Solidariedade.
- projetos de arrecadação de alimentos, material escolar, artigos eletrônicos, peças de vestuário, cobertores, dentre outros bens duráveis e não duráveis;
- projetos de arrecadação de recursos financeiros ou crowdfunding;
- projetos de voluntariado.

Pelo terceiro ano consecutivo, a premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar iniciativas implementadas durante o ano letivo de 2022, promovendo os 7 princípios da Educação para Gentileza, Generosidade, Solidariedade, Sustentabilidade, Diversidade, Respeito e Cidadania, e gerando integração entre professores, alunos e suas famílias, e a comunidade onde as escolas estão inseridas visando o bem em comum.

Ganhadores da edição 2021 da premiação

1º Lugar - SESI Oscar Magalhães Ferreira - Minas Gerais
Projeto: Rede SESI de Virtudes

Educar a partir de virtudes leva os alunos a se desenvolverem e entenderem seus direitos e deveres, buscando uma convivência saudável com os demais colegas, com a escola, com a família e a sociedade em geral, afirma Amanda Martins.

2º Lugar - Colégio Magister - São Paulo
Projeto: Brincando e Aprendendo no Ambiente Digital

A escola já tem o novo ensino médio implantado e uma de suas matérias eletivas é Empreendedorismo Social. Os alunos participantes desenvolvem programas, projetos e movimentos com instituições e entidades parceiras da escola. Com a pandemia e a dificuldade das ações de voluntariado presenciais, nesta iniciativa estimulamos o encontro dos alunos com as crianças assistidas pela Associação Probrasil, em Parelheiros, mais especificamente do Centro para Crianças e Adolescentes Nelson Mandela, explica Carlos Enrique Ruiz Garcia. 

3º Lugar Escola Classe 40 de Ceilândia no Distrito Federal
Projeto: Segurança Alimentar Sol Nascente

A escola é um espaço de promoção à cidadania. Cidadania que transcende os muros da escola e precisa estar conectado com as demandas das comunidades de onde nossos estudantes vêm. Onde a violência, o medo e a fome imperam, estamos tentando amenizar o sofrimento dessas famílias e exercitar a empatia, conta Marinalva Rosa. 

Outros projetos vencedores podem ser conferidos no site: https://www.gentilezagenerosidade.org.br/sobre-premio-escolas

Sobre a Plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade

A primeira plataforma brasileira de Educação para Gentileza e Generosidade oferece gratuitamente soluções sistêmicas para diversos públicos:

- Para as escolas, metodologia com 26 planos de aula adaptados da renomada Learning to Give e adequados à nova BNCC, além de cursos e prêmios.
- Para as famílias, aulas práticas com vídeos, leituras e atividades. Para jovens lideranças sociais, eventos e oportunidades de conexão e visibilidade.
- Para a sociedade, estudos e pesquisas inéditos com crianças e jovens. Para as empresas e organizações, dinâmicas de desenvolvimento humano para programas de treinamentos.

Dentre os apoiadores-mantenedores da plataforma, estão o Instituto MOL e o Movimento Bem Maior.

 

 



Website: https://www.gentilezagenerosidade.org.br

Este é um conteúdo divulgado pela empresa DINO - Divulgador de Notícias e não é de responsabilidade do Aprimoramente.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver os artigos sobre educação do Aprimoramente?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ler os artigos

Artigos Aprimoramente

Carregando...