Home

Marketing e inovações tecnológicas impulsionam a educação

Atualizado em: 23/03/2023

Ensino à distância, interações em redes sociais, modernização do método de aprendizado e atendimento são estratégias que podem fazer a diferença para instituições de educação que desejam ter mais autoridade no meio digital

O consumo online de conteúdo educativo teve um crescimento expressivo nos últimos anos. Impulsionados, principalmente, pela necessidade de seguir com aulas na modalidade à distância (EaD) devido à pandemia, alguns estudantes e instituições de ensino precisaram inovar seus métodos de aprendizagem. De acordo com uma pesquisa, realizada em 2021 pela Comscore, o cenário de e-learning no Brasil atingiu cerca de 78,7 milhões de visitantes únicos, uma porcentagem que representa 62,3% de toda população digital do país.

Outro dado relevante, aferido pelo último censo publicado do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação (MEC), dá conta de que os cursos EaD no Brasil receberam mais matrículas do que os presenciais, representando mais de 50% das escolhas dos estudantes. O levantamento da Comscore também destacou que a categoria Educação aumentou em 20% no total de interações nas redes sociais, em comparação com o mesmo período do ano anterior (1º trimestre de 2021 vs. 2020).

Considerando o cenário, além de modernizar as técnicas de ensino para que o conteúdo educacional chegasse ao estudante, as instituições também tiveram que aumentar sua presença on-line para comunicar-se com eles e, ainda, tornar visível o portfólio para novos adquirentes. 

Para Carlos Paulo Jr, CEO da UM_digital, agência especializada em comunicação digital, o marketing educacional possui ferramentas e estratégias distintas. É uma área do marketing que tem como objetivo promover instituições de ensino, cursos e programas educacionais para atrair e reter alunos. Seu foco principal é posicionar a instituição ou curso como uma opção atraente para os alunos em potencial, explica o CEO. 

Técnicas de execução do marketing educacional

Por se tratar de um nicho de mercado, considerando que o produto, nesse caso, trata-se de enriquecimento pedagógico, o setor de educação pode atuar no digital com estratégias específicas para atingir seus objetivos. O especialista da UM_digital elenca as principais ferramentas que podem auxiliar nesse processo:

Identificação do público-alvo: Para criar campanhas de marketing educacional. É necessário definir quem são os alunos em potencial, quais são suas necessidades e expectativas, para assim criar uma mensagem atrativa. 

Produção de conteúdo: Não somente nas redes sociais, mas também criação de conteúdo informativo, como blogs, vídeos, webinars, e-books e infográficos. Isso pode ajudar a estabelecer a credibilidade da instituição. 

Presença em mídias sociais: Através delas é possível criar comunidades e interagir com os alunos em potencial. Além disso, há como usar as redes sociais para anunciar lançamentos e construir a marca da instituição.

E-mail marketing: O envio de e-mails personalizados é uma estratégia importante para manter os alunos em potencial engajados e informados sobre a instituição ou curso. 

SEO: As técnicas de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) são usadas para melhorar a visibilidade e o tráfego do site da instituição de ensino nos resultados de busca do Google. 

Marketing de influência: "Também pode ser uma maneira eficaz de alcançar novos alunos através de influenciadores digitais e, assim, poder aumentar a visibilidade da instituição ou curso. 

Tecnologia a favor da educação

Para além, somente, de plataformas acessíveis e responsivas para alunos, as instituições de ensino também podem considerar o uso da tecnologia como uma aliada para a experiência do cliente durante um atendimento. A automação e o uso de Inteligência Artificial (IA), tão pautadas nas últimas semanas, são exemplos disso. 

Isso inclui automação de e-mails, gerenciamento de leads, nutrição de leads e segmentação de público-alvo. Com a automação de processos de marketing, é possível economizar tempo e aumentar a eficácia das campanhas, afirma o CEO da UM_digital.

O assunto também foi comentado no último Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil, que citou a transformação digital promovida pela tecnologia. Para os especialistas, existe a necessidade de trazer, para o ensino, processos ajustados à automação e a análise preditiva de dados, considerando vital a atividade de monitoramento para futuras análises do setor.

Carlos Paulo Jr também cita alguns elementos tecnológicos que podem fazer parte dessa jornada de transformação digital das instituições:

Chatbots e atendimento automatizado: Pode ajudar as instituições de ensino a fornecer respostas imediatas e personalizadas aos alunos em potencial. Com isso, é possível oferecer um atendimento mais rápido, melhorando a experiência do usuário. 

Análise de dados: Com a ajuda de ferramentas de análise de dados, é possível coletar informações sobre seus alunos em potencial, como interesses e preferências. Esses dados podem ser usados para criar campanhas de marketing personalizadas. 

Realidade virtual e aumentada: Podem proporcionar uma experiência de aprendizado mais imersiva e atrativa para os alunos em potencial. Essas tecnologias podem ser usadas para simular ambientes de aprendizado realistas e interativos. 

O especialista em marketing da UM_digital ainda salienta que, considerando o crescimento exponencial do setor de educação à distância, para manter seus índices de novas matrículas dentro da expectativa as instituições devem atentar-se a oferecer experiências de aprendizado e bom atendimento para além, somente, da garantia de um certificado ou diploma.

Este é um conteúdo divulgado pela empresa DINO - Divulgador de Notícias e não é de responsabilidade do Aprimoramente.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver os artigos sobre educação do Aprimoramente?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ler os artigos

Artigos Aprimoramente

Carregando...