Home

Delivery de tecnologia entrega eficiência mesmo em tempos incertos

Atualizado em: 13/10/2021

Adriano Filadoro, CEO da Online Data Cloud, revela o tripé tecnológico responsável por manter o mundo em atividade quando nem tudo voltou ao normal neste período pós-pandemia.

A pandemia de Covid-19 exigiu medidas por vezes drásticas para conter a disseminação da doença nos últimos 18 meses - obrigando empresas do mundo todo a adotar um novo modo de fazer as coisas. Para continuar produzindo e atender aos consumidores, muitos negócios tiveram de se reinventar. Enquanto entre 20% e 25% das pessoas puderam trabalhar em sistema home office, outras tiveram de conviver com uma longa fase de incertezas, tentando movimentar a economia do jeito que era possível. Acompanhando o boom dos serviços de delivery que movimentaram vários segmentos da economia, também o delivery de tecnologia aumentou mais do que o previsto e tem sido responsável por adiantar várias tendências que caminhavam a passos lentos.

Dados da 32ª Pesquisa Anual do Uso de Tecnologia da Informação (TI), realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), revelam que o Brasil registra 440 milhões de dispositivos digitais em uso atualmente, entre smartphones, tablets, notebooks e computadores - o que dá em média dois dispositivos por habitante. Somente em termos de computadores (desktops, notebooks e tablets), o país ultrapassou 200 milhões em uso. Ou seja, mesmo numa crise gigante de saúde pública - que interferiu agressivamente na economia global -, os investimentos em TI cresceram mais de 8% no período. Na opinião de Adriano Filadoro, CEO da Online Data Cloud (SP), isso é resultado da transformação digital - que acelerou mais do que se esperava por aqui.

Segundo o executivo, a prontidão digital permitiu que os negócios e a vida continuassem de uma forma diferente, mas muito eficiente. "Criar infraestrutura de apoio a um mundo digitalizado, além de incorporar as tendências que garantem competitividade nos negócios, é essencial para qualquer empresa. O tripé que mantém a vida das pessoas está plenamente assentado em bases tecnológicas. O trabalho deve se tornar o mais digitalizado possível, os estudos a distância ganharam uma relevância sem precedentes e o modo como as pessoas consomem entretenimento passou por profundas transformações - potencializando a versatilidade do streaming e, por sua vez, dos serviços de nuvem".

Neste novo cenário, na opinião de Filadoro, são três os pilares do mundo digital que estão transformando rapidamente a realidade e sendo alvos de novos investimentos:

1. Virtualização. "O volume de dados transmitidos aumentou muito durante a pandemia, levando as operadoras móveis a fazer com que a infraestrutura de rede seja capaz de suportar esse aumento. Como recursos físicos demandam altos investimentos, a virtualização vem se mostrando uma opção inteligente. A virtualização de RAN (Regional Area Network), por exemplo, vem sendo adotada por muitas operadoras de rede. O ganho de escalabilidade e elasticidade resulta numa rede mais eficiente e econômica. Além disso, a virtualização também pode ser empregada em rede aberta, abrindo caminho para a inovação. Outro ponto importante são os desktops virtuais - que permitem ao colaborador acessar o ambiente da empresa com todas as aplicações existentes. Resultado: é possível trabalhar remotamente como se estivesse na mesa de trabalho da empresa, com todos os dados necessários para dar continuidade às atividades de rotina. Ainda agora, com o fim do isolamento, é prudente deixar desktops em nuvem, para que sejam ativados em situações de emergência".

2. Compartilhamento de espectro. "Já se sabe que o compartilhamento de infraestrutura será fundamental para o bom desenvolvimento do 5G no país, incluindo postes, torres, dutos, condutos etc. Mas também o espectro deve ser compartilhado, maximizando sua utilização e ainda abrindo oportunidade para novos negócios. Neste mundo pós-pandemia, ainda mais conteúdo será consumido em dispositivos móveis. As videoconferências, por exemplo, caíram rapidamente no gosto das pessoas, principalmente porque eliminam o problema do deslocamento - tão complexo nas grandes cidades. Sendo assim, vão continuar a ser um recurso muito usado em reuniões, aulas online ou vídeos para entretenimento. Para evitar o congestionamento da rede e melhorar a experiência do usuário, as empresas vão aderir a um dos vários tipos de compartilhamento de espectro".

3. Inteligência Artificial. "A inteligência artificial e o aprendizado de máquina estão desempenhando um papel cada vez maior nas empresas. Quando a comunicação estiver sendo feita com auxílio desses sistemas, fazendo uso de espectro compartilhado, a carga será monitorada continuamente nas várias redes. Dependendo dos dados, do número de usuários e da carga da rede, a inteligência artificial pode contribuir na tomada de decisão quando se tem de escolher parâmetros ideais para fornecer conteúdo. Sendo assim, as redes podem decidir automaticamente mudar a transmissão de um espectro para outro em tempo real, melhorando bastante a experiência do usuário. É fundamental entender que as empresas que conseguem obter novos insights, monitorando o negócio a partir dos dados atuais, otimizando os processos e monetizando o conhecimento adquirido através da análise dos dados estão na vanguarda dos acontecimentos, podendo melhorar a experiência do cliente, agilizar operações e inovar em velocidade máxima".

Fontes:
Adriano Filadoro, CEO da Online Data Cloud, empresa com 27 anos de atuação na indústria de TI. www.onlinedatacloud.com.br

https://eaesp.fgv.br/sites/eaesp.fgv.br/files/u68/fgvcia2021pesti-relatorio.pdf



Website: http://www.onlinedatacloud.com.br

Este é um conteúdo divulgado pela empresa DINO - Divulgador de Notícias e não é de responsabilidade do Aprimoramente.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver os artigos sobre educação do Aprimoramente?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ler os artigos

Artigos Aprimoramente

Carregando...