Home

Companhia Delas lança a Websérie “Pergunte à Cientista!”

Atualizado em: 24/03/2023

Projeto sem fins lucrativos que conecta cientistas mulheres atuais com cientistas do futuro - as crianças - terá exibições presenciais em periferias de São Paulo. Os episódios também serão lançados no YouTube todas as segundas-feiras de abril.

E se, quando crianças, pudéssemos perguntar o que quiséssemos a uma cientista? Dividida em 5 episódios, a Websérie Pergunte à Cientista! conta histórias sobre Paleontologia, Astrobiologia, Física Espacial, Matemática e Zoologia pelos olhos curiosos e desbravadores das crianças.

A fim de levar informação, entretenimento e arte para o público, a Companhia Delas vem desenvolvendo uma pesquisa que une teatro, ciência e histórias de vida. Essa pesquisa deu origem à trilogia Mulheres e Ciência, que já resultou na produção e estreia de dois espetáculos ("Mary e os Monstros Marinhos"  e "Maria e os Insetos") e a partir de 2020, a Companhia produziu quatro webséries: "Maria e os Insetos" (2020), Mary e os Monstros Marinhos, "Olho Mágico" (2020 e 2021) e agora "Pergunte à Cientista!". 

A pesquisa do grupo acerca de mulheres e ciência, que até agora rendeu belos e deliciosos frutos, parte de lindas histórias de vida e aposta na curiosidade que toda criança tem de buscar entender o mundo. Essa é a maneira que a Companhia Delas encontrou para levar informação, entretenimento e arte para todos, compartilha Thaís Medeiros, diretora do projeto.

A terceira websérie da trilogia tem como foco a valorização de histórias de mulheres e da ciência, bem como a aproximação de temas científicos ao universo da criança que é, por natureza, curiosa. Os episódios retratam histórias de mulheres corajosas e inteligentes a fim de quebrar as barreiras de gênero e construir novos modelos para a infância, mostrando que mulheres podem ocupar cargos importantes na ciência ou em qualquer área que desejarem contribuir. 

O projeto sem fins lucrativos, que contou com o apoio de empresas como  ASW, SARABAND e ISAY WEINFELD ARQUITETURA E URBANISMO LTDA, via PROMAC (lei de incentivo), busca atingir crianças do centro e da periferia, com o intuito de descentralizar e levar informação para todos. Foi desse desejo que partiu a ideia de criar a Websérie no YouTube, no Canal da Companhia. Além disso, os vídeos incluem tradução em libras. Acreditamos especialmente ser de extrema importância para a sociedade brasileira a valorização da cultura e da ciência junto ao público infanto-juvenil, compartilha Thaís. 

Na inauguração do projeto, no dia 21 de março, a companhia fará projeções seguidas de bate papo presenciais na Biblioteca Érico Veríssimo (21/3 às 10h), Biblioteca Padre Anchieta (21/3 às 14h), Biblioteca Gilberto Freyre (23/3 às 10h), Centro Cultural Grajaú (24/3), Biblioteca José Mauro de Vasconcelos (30/3 às 14h30). No YouTube, os episódios da websérie serão lançados todas às segundas-feiras de abril e ficarão disponíveis por tempo indeterminado. 

Companhia Delas é um grupo de pesquisa e produção teatral formado por cinco atrizes. Desde 2001, ano de fundação do grupo, foram criados doze espetáculos, que já ganharam vários prêmios da APCA, reconhecida como a mais tradicional premiação brasileira na área de cultura. Somadas, as peças já foram assistidas por mais de 100 mil pessoas.





Website: http://www.youtube.com/CompanhiaDelas

Este é um conteúdo divulgado pela empresa DINO - Divulgador de Notícias e não é de responsabilidade do Aprimoramente.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver os artigos sobre educação do Aprimoramente?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ler os artigos

Artigos Aprimoramente

Carregando...