Home
Como a rede de apoio é tão importante durante a amamentação?

Como a rede de apoio é tão importante durante a amamentação?

Publicado em: 23/09/2022 - São Paulo - SP - Por: DINO

Uma rede de apoio de qualidade se faz extremamente necessária quando o assunto é o desenvolvimento saudável de uma criança, porém muitas pessoas ainda possuem dificuldades em entender tal importância. Para isso, a psicóloga da Vibe Saúde, Chalise Martin, explica os principais benefícios da rede de apoio durante a amamentação

O aleitamento materno é extremamente importante para o desenvolvimento saudável do bebê, contribui para a saúde da pessoa lactante e ajuda a fortalecer o vínculo. Mas, apesar dos inúmeros benefícios, muitas lactantes acabam tendo dificuldades neste processo devido à falta de uma rede de apoio.  

De acordo com a psicóloga da Vibe Saúde, Chalise Martin, quando falamos em rede de apoio materno, compartilhamos essa responsabilidade pela saúde com todas aquelas pessoas que estão em contato com a mãe - sejam companheiros, familiares, amigos e até mesmo a equipe de saúde responsável por acompanhá-la. Ela ainda destaca que cada pessoa tem uma função muito importante na redução dos estressores e na promoção de condições seguras e de qualidade para que a amamentação ocorra de forma íntima e integral com o bebê.  

Essa rede começa a se construir ainda no início de toda a gestação, com o acompanhamento médico e de profissionais de saúde, que oferecem escuta ativa, tiram dúvidas, levam informações necessárias para que a mãe se aproprie deste conhecimento e o aplique da forma que lhe fizer sentido e entender que é melhor para si mesma e para o bebê.  

Segundo a psicóloga, uma vez que a lactante empodera-se um pouco mais desta consciência, cabe à família, companheiros e amigos o respeito diante de suas decisões, livre de julgamentos. Cabe ainda suporte emocional, compartilhamento de tarefas domésticas e as que envolvem a criança - troca de fraldas, higiene, hora de dormir. Todo este cuidado chega até a mãe para valorizar sua atenção para o bem-estar do bebê e o seu próprio, pois incentiva a boa alimentação, hábitos mais saudáveis, descanso, segurança e autoconfiança para desempenhar seu papel na maternidade, sem deixar de cuidar de si mesma, diz Chalise.

A psicóloga da Vibe Saúde ressalta que é importante a rede de apoio e a lactante estarem atentos aos sentimentos, sensações e estado emocional para identificar e compreender quando é necessário o apoio psicológico de um profissional qualificado para cuidar, escutar ou acompanhar todo esse processo. 

Sobre a Vibe 

A Vibe Saúde possui uma base de mais de 1.4 milhão de clientes. Desde julho de 2020, a startup já captou mais de R$ 100 milhões de investimento liderado pelo fundo de investimento sueco, Cardo Health. Em maio deste ano, anunciou R$ 35 milhões de investimento na área de saúde da mulher.



Website: https://vibesaude.com/

Este é um conteúdo divulgado pela empresa DINO - Divulgador de Notícias e não é de responsabilidade do Aprimoramente.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver os artigos sobre educação do Aprimoramente?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ler os artigos

Artigos Aprimoramente

Carregando...