Home
Câncer infantil: sintomas não devem ser ignorados

Câncer infantil: sintomas não devem ser ignorados

Atualizado em: 08/02/2024 - Por: Nicole Copetti Dal'Aqua

As chances de cura ficam em torno de 85%, quando a doença é identificada nos estágios iniciais e tratada em centros especializados

O dia 15 de fevereiro é marcado como a data mundial de conscientização do câncer infantojuvenil, um grupo de várias doenças que pode ocorrer em qualquer local do organismo por conta da proliferação descontrolada de células anormais.

E é importante que pais e/ou responsáveis fiquem atentos aos sintomas: palidez, dor óssea, hematomas, caroços, inchaços, dores de cabeça ou nos membros, alterações oculares, febre persistente, náuseas, sudorese noturna, mudanças de visão, cor esbranquiçada atrás da pupila, e perda de peso repentina.

As chances de cura ficam em torno de 85%, quando o câncer é identificado nos estágios iniciais e tratado em centros especializados, revela o prof. Dr. Vicente Odone Filho, oncopediatra e diretor clínico do Instituto de Tratamento do Câncer Infantil - ITACI.

Segundo o especialista, os tumores mais comuns são as leucemias, que afetam os glóbulos brancos, os do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático). Merece atenção o neuroblastoma, um tipo de câncer que ataca as células do sistema nervoso periférico, que se localizam no abdômen; o tumor de Wilms (renal); o retinoblastoma (ocular); o germinativo (das células que criam os ovários ou os testículos); o osteossarcoma (ossos); e os sarcomas (acometem as partes moles), enumera o oncopediatra.

A enfermidade representa a principal causa de morte (8% do total) entre crianças e adolescentes de 0 a 19 anos no Brasil, por isso, a importância da data para a conscientização do diagnóstico precoce. "Ao observar os sintomas, procurar o médico para diagnóstico e começar o tratamento. Na fase inicial da doença, as chances de cura, além de serem maiores, levam o paciente a uma melhor qualidade de vida em comparação com o diagnóstico em estágio avançado", conclui Vicente Odone.

Sobre o ITACI Instituto de Tratamento do Câncer Infantil

Construído a partir de uma parceria entre a Fundação Criança, Ação Solidária Contra o Câncer Infantil (ASCCI) e a Fundação Oncocentro de São Paulo, o ITACI é um hospital público que iniciou suas atividades em 2002 e oferece tratamento a crianças e adolescentes, portadores de câncer e outras doenças hematológicas ou raras, de 0 a 18 anos. Atuante na área de oncologia pediátrica no Brasil, realizou em seu ambulatório, em 2023, mais de 28 mil consultas médicas e multiprofissionais, cerca de 5 mil sessões de quimioterapia e 20 transplantes, entre eles, autólogo, alogênico aparentado e alogênico não aparentado. Entre as especialidades atendidas, leucemias, linfomas, neuroblastomas, sarcomas das partes moles, retinoblastomas, doenças hematológicas não oncológicas e tumores sólidos (do sistema nervoso central, renais, hepáticos, ósseos, e das células germinativas).



Website: http://www.itaci.org.br/

Por Nicole Copetti Dal'Aqua

Foto de Nicole Copetti Dal'Aqua

Nicole é uma autora, professora e consultora com mais de 7 anos de experiência no ramo de educação no Brasil, dando aulas presenciais e online como professora. Além disso, possui expertise como co-fundadora da plataforma de educação Aprimoramente em análise de mercado no ramo da educação, lidando com universidades, escolas e professores desde 2016. Escreve com amor e dedicação para estudantes de todo o Brasil que desejam aprender coisas novas.

Este é um conteúdo divulgado pela empresa DINO - Divulgador de Notícias e não é de responsabilidade do Aprimoramente.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver os artigos sobre educação do Aprimoramente?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ler os artigos

Artigos Aprimoramente

Carregando...