Home

40 dias para o Enem: hora de revisar conteúdos importantes para a prova

Atualizado em: 15/10/2021

Professor do Colégio Sigma, em Brasília, dá dicas de como manter o ritmo dos estudos e se preparar para o exame

Faltam um pouco mais de 40 dias para o Enem. O primeiro dia de provas será em 21 de novembro, com as disciplinas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Redação. Já no dia 28 de novembro, os estudantes irão resolver questões de Matemática, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O momento agora é de começar a revisar as matérias que podem ser cobradas no exame. O coordenador da Secretaria de Cursos do Colégio Sigma, Robson Lucas Caetano, conta que os jovens precisam ter foco, disciplina e organização para não acumular os conteúdos. "Não existe o tempo ideal para estudar. O aluno precisa encontrar o equilíbrio entre o descanso e o estudo", afirma. "É preciso manter um ritmo para reforçar a memória de longo prazo", finaliza.

O professor separou algumas dicas importantes para os estudantes nessa reta final de preparação:

1 - Escolha um ambiente adequado para estudar
É fundamental não ter distrações, por isso, é importante manter aparelhos eletrônicos desligados, como se estivesse em sala de aula física. O jovem deve combinar com os pais para que eles não o interrompam durante os momentos de concentração.

2 - Dedique mais tempo aos conteúdos nos quais tenha mais dificuldade
É necessário que o aluno tenha disciplina para separar algumas horas dentro do tempo de estudo para dar atenção aos temas em que tenha mais dificuldade. Cada um tem seu tempo para absorver o conteúdo, se deixar acumular só porque não gosta ou acha complicado, é muito pior.

3 - Faça resumos e resolva as provas de exames de anos anteriores
Toda anotação feita em sala de aula pode ajudar na hora do estudo. Além disso, resolver provas de anos anteriores ajuda a revisar conteúdos, entender o estilo da avaliação e ainda controlar o tempo de prova.

4 - Atualize-se sobre o que está acontecendo no mundo diariamente
É importante que o jovem crie o hábito da leitura de jornais e portais de notícias. Além de enriquecer o vocabulário, ajuda a criar argumentos e a ter senso crítico para elaborar um texto. Além disso, hoje existem diversos podcasts e conteúdos interativos na internet que podem ser aliados no momento do estudo.

5 - Tenha um tempo para descansar
Procure fazer intervalos após um longo período de estudo para se alimentar e descansar. A mente precisa de descanso para assimilar tudo o que foi estudado e recarregar as baterias. E, nos finais de semana, reserve um tempo para passar com a família, com os amigos, para assistir uma série na TV, jogos ou uma soneca; e caso queira ou precise estudar, não utilize a mesma carga horária da semana.

Este é um conteúdo divulgado pela empresa DINO - Divulgador de Notícias e não é de responsabilidade do Aprimoramente.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver os artigos sobre educação do Aprimoramente?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ler os artigos

Artigos Aprimoramente

Carregando...