O maior evento liberal do interior do país está de volta e será transmitido completamente online, em 2020.
--
Em 2020, o Simpósio Interdisciplinar Farroupilha trará grandes nomes da filosofia, história, direito e economia do Brasil e do mundo para tratar dos caminhos para a América Latina em suas diversas faces, sua relação com o mundo e o desenvolvimento das mais diversas sociedades que a formam.
A segunda metade do século XX é o período que fica marcado na história da América Latina pela forte repressão e cerceamento das liberdades individuais em diferentes países da região, viabilizados pela implementação de diversos regimes ditatoriais.
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo passava por uma enorme instabilidade política e moral com o advento da Guerra Fria. A polarização e o consequente cenário de medo internacional foram a porta de entrada para golpes e o estabelecimento de regimes autoritários em muitos países latino-americanos.
Em Cuba, Fidel. No Chile, Pinochet. Na Argentina, Videla. No Brasil, os Militares. Na Venezuela, Chávez. Na Bolívia, Morales. Na Guatemala, Ríos Montt. Os nomes mudam, os países mudam, a ideologia muda. Porém, existe um ponto de intersecção entre todos eles: a completa destruição das liberdades individuais e o controle absoluto do Estado sobre o indivíduo. Liberdade de expressão, liberdade de associação e igualdade perante a lei deram lugar à censura, à perseguição política e a retrocessos econômicos. Estima-se que o número de vítimas, entre mortos e desaparecidos em tais regimes, é de, no mínimo, 40 mil pessoas.
Engana-se quem acredita que regimes que disseminam o medo encontram-se totalmente erradicados. Milhares de venezuelanos ainda se refugiam fora de seu país em busca da liberdade e prosperidade que não são permitidas pelo despótico governo de Nicolás Maduro. Em Cuba, cerca de 10% da população fugiu da ilha nos últimos 50 anos, em decorrência do desastre político e econômico guiados pelos irmãos Castro.
Nos dias 06 e 07 de novembro, O MAIOR EVENTO LIBERAL DO INTERIOR DO PAÍS retornará, de forma TOTALMENTE ONLINE, para rememorar e refletir acerca do grande aliado do autoritarismo: o populismo.
Como líderes alinhados a ideologias centralizadoras e autoritárias chegam e se mantém no poder e quais lições nós, como defensores da liberdade, podemos absorver destes fatos históricos?
////// A liberdade não tem bandeiras ou partidos políticos: ela é de todos e para todos. //////
O que é necessário para garantir a liberdade de um povo?
Descubra conosco, no maior SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR FARROUPILHA da história.