O Resgate Popular é um curso Pré-Vestibular Popular que atua desde 2002 na luta pela democratização do Ensino Superior.
Os cursos pré-vestibulares populares são importantes promotores de debate, organização política e mobilização social pela democratização do acesso, ampliação, gratuidade, qualidade e popularização do ensino superior. Esses cursos, além da preparação para o concurso vestibular nas universidades públicas – motivação inicial e objetivo específico – propõem o compromisso com projetos coletivos e uma perspectiva de inserção social e política nas questões comunitárias e acadêmicas como princípios da formação crítica. Pensando nestes ideais sociais, o Pré-Vestibular Resgate Popular é formado por professores que acreditam nestes princípios e querem proporcionar uma sociedade mais justa e igualitária.
Estrutura Administrativa
Todos os educadores e colaboradores do Pré-Vestibular Resgate Popular trabalham de forma voluntária – sem remuneração – dedicando parte do seu tempo, além do próprio trabalho dentro da sala de aula, nas diversas atividades e funções necessárias para o funcionamento e aperfeiçoamento do mesmo. Tais atividades podem ser exemplificadas em núcleos de pesquisa por disciplina para elaboração do material didático, construção de metodologias alternativas que reflitam no trabalho em sala de aula, criação de ferramentas didáticas, mapeamento e pesquisa dos conteúdos do Concurso Vestibular / UFRGS, atividades extraclasse e simulação do Concurso Vestibular.
Desde o seu surgimento, o Pré-Vestibular Resgate Popular tem se mantido através de recursos próprios, porém escassos. Os educandos contribuem com um valor mensal de dez reais, que é totalmente destinado na confecção de material didático utilizado no Curso e eventuais despesas administrativas. Portanto, destinando completamente a verba em benefício do nosso projeto de educação popular, sempre visando o retorno aos educandos.
Público-Alvo
Todos os estudantes do Pré-Vestibular Resgate Popular são oriundos das classes populares da região metropolitana de Porto Alegre, todos tendo concluído ou estando em fase de conclusão do Ensino Médio em Instituições Públicas ou EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Portanto, temos como público-alvo as populações de baixa renda, para as quais, ao longo da história, foi negada a possibilidade de ter uma formação de nível superior. Em vista da nossa luta pela mudança social, pretendemos acolher o maior número possível de educandos mais populares (com menores rendas), os quais mais necessitam de um resgate social.