O Projeto Borboleta atende crianças e adolescentes com necessidades especiais, com idade entre seis meses e 24 anos. Realizado na ACM Esportes Centro, o projeto desenvolve atividades psicomotoras, recreativas, aquáticas e esportivas para pessoas com deficiência (PCD), possibilitando o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de suas potencialidades, bem como sua integração completa à sociedade e melhoria de qualidade de vida.
As atividades do projeto incluem habilidades de coordenação motora, motricidade fina, velocidade, força, flexibilidade, agilidade, ritmo, expressão corporal, jogos pré-desportivos, iniciação ao desporto (vôlei, basquete, futebol e tênis), recreação com jogos lúdicos e cooperativos, atividades de integração em praças, acampamentos no litoral e serra com a participação da família e atividades festivas nas datas comemorativas.
Na piscina, é feita adaptação ao meio líquido, respiração, propulsão, imersão completa, equilíbrio vertical, horizontal estático e dinâmico (ventral e dorsal). Os jogos recreativos e lúdicos, realizados no ginásio da ACM, são usados como instrumento para a socialização e autonomia. No final das atividades, os alunos são acompanhados pelos professores até o vestiário e entregues aos responsáveis. Periodicamente, os profissionais envolvidos realizam cursos de aperfeiçoamento e participam de simpósios e congressos na área.