O Programa de Aprendizagem Profissional Comercial é parte primordial das ações do Programa Senac de Gratuidade (PSG) em todo o País. Ele atende aos dispositivos da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000) e diferentes normativas que tratam da obrigatoriedade das empresas de contratarem jovens aprendizes.
É por meio do Programa de Aprendizagem, também conhecido como Jovem Aprendiz, que o Senac promove a inserção social de jovens com idade de 14 a 24 anos. A empresa contrata o jovem aprendiz e o inscreve no Senac. A partir daí, ele alterna jornadas na escola de educação básica, nas unidades do Senac e na empresa, preparando-se para o mundo do trabalho.
O Programa de Aprendizagem do Senac contempla um conjunto de ocupações, propiciando aos aprendizes competências voltadas à profissionalização e à cidadania, a partir da compreensão das características do mundo do trabalho e de seus fundamentos técnico-científicos.
Jovem aprendiz, saiba como participar
Procure uma empresa que esteja contratando aprendizes. Participe do processo seletivo.
A empresa cuidará da sua inscrição junto à unidade do Senac de sua preferência.
Lembre-se: para candidatar-se a uma vaga, você deve estar cursando a escola regular e ter entre 14 e 24 anos.
Para pessoas com deficiência (PcD) não há limite de idade para participar do programa de aprendizagem. Quer uma chance de entrar no mercado de trabalho: conheça o nosso Banco de Oportunidades.
O ingresso nos cursos do PSG se dá por ordem de inscrição do candidato. Portanto acompanhe a divulgação dos cursos e programações do Senac de seu estado e conheça a oferta de vagas gratuitas em unidades mais próximas.
Para realizar a sua inscrição você deve estar atento a documentação necessária, segundo o curso escolhido.
No ato da inscrição, o interessado preencherá a “Ficha de Inscrição” com informações pessoais e será informado dos documentos necessários, data e local para efetivação da sua matrícula. Fique atento! A não apresentação de quaisquer dos documentos exigidos, importará no cancelamento da inscrição.
A inscrição direta do interessado não se aplica aos cursos de Aprendizagem Profissional Comercial, pois por determinação da legislação e normas vigentes, essa inscrição deve ser feita pelo empregador.
O Programa Senac de Gratuidade foi pensado como um instrumento de inclusão produtiva para brasileiros oriundos de família de baixa renda.
A renda familiar mensal per capita é calculada somando-se a renda bruta dos componentes do grupo familiar e dividindo-se pelo número de pessoas que formam esse grupo familiar.
Se o resultado for até 2 salários mínimos federais, o candidato poderá concorrer a uma vaga no PSG.
Grupo familiar – corresponde ao próprio candidato e as pessoas que moram com ele, que usufruam da renda bruta familiar e tenham com o candidato algum grau de parentesco: pai, padastro, mãe, madastra, cônjuge, companheiro(a), filho(a), enteado(a), irmão(ã), ou avô(ó).