Quando o sonho de Areté nasceu, além do enorme desejo de criar uma escola antroposófica na Vila Madalena, nasceu também a vontade da construção de uma comunidade viva e pulsante ao redor desse propósito.
Hoje temos uma comunidade que toma nas mãos a escola, que a sente como sua, sendo convidada a levá-la ao futuro, encontrando nessa caminhada a educação e o ser humano como os elementos que nos colocam em diálogo com a sociedade e com o mundo, numa busca constante de aprendizado e evolução, pessoal e coletiva.
Aliada a essa busca, nossa comunidade tem como compromisso maior proporcionar às crianças o melhor ambiente para seu desenvolvimento, em seu tempo, com seu ritmo, e a partir de suas potencialidades, para que se tornem indivíduos autônomos e capazes de escolher seu próprio caminho com alegria e liberdade.
Aqui, todos somos corresponsáveis pelas escolhas e pelo caminho a ser percorrido. Cabe a nós ampliarmos nossa consciência e sermos capazes de criar uma rede de sustentação de nossos próprios interesses. Não haverá alguém que cuidará dos nossos desafios e questões. Seremos nós mesmos a encará-los. E é justamente esse exercício e compromisso em ação que nos leva para o caminho da liberdade.
Se você não havia entendido o porquê da palavra LIVRE no nome de nossa escola, aí está o sentido. E é esse o maior exemplo e legado que queremos deixar para nossas crianças e para a sociedade do agora e do amanhã, que será construída nas pegadas dos seres que estão a se desenvolver em Areté.
Sonhamos e trabalhamos, dia após dia, por uma escola:
:: que tem a Antroposofia como fundamento;
:: que se relaciona com o tempo, respeitando os ritmos e cadências dos indivíduos e da vida;
:: que proporciona uma vivência comunitária, convidando a família a ser parte do processo;
:: que se relaciona com a terra em que vive, o Brasil;
:: que valoriza o fazer das mãos, os saberes concretos do cotidiano;
:: aberta ao diálogo e ao desafio do respeito à diversidade e ao exercício da liberdade.
Em tupi-guarani, Areté significa dia festivo. E em grego, significa excelência, virtude, o ato do indivíduo viver no seu mais pleno potencial! Uma mesma palavra de duas culturas, raízes do nosso povo, carregando significados tão expressivos para nós. Afinal, é exatamente assim que desejamos nossa escola: alegre e virtuosa na arte de educar para que cada indivíduo seja, em sua singularidade e diversidade, aquilo que desejar.