O Jardim-Escola Michaelis, criado em 1993, completou, em 2018, um quarto de século e, em 2019, celebra os 100 anos da Pedagogia Waldorf. Um século que teve início em 1919, em Stuttgart, na Alemanha, quando um grupo de funcionários de uma fábrica de cigarros chamada Waldorf pediu a Rudorf Steiner – que à época conduzia suas palestras sobre a organização social, elemento crucial ao pensamento antroposófico – para deixar uma estrutura pedagógica com tais bases a seus filhos. Foi assim que nasceu a primeira escola waldorf no mundo.
A Pedagogia Waldorf vem ganhando cada vez mais força no mundo, tendo sido considerada pela UNESCO como “o modelo de pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais do nosso tempo, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais”.
O Jardim-Escola Michaelis é uma das 88 escolas brasileiras associadas à Federação de Escolas Waldorf do Brasil**, sendo a única federada e que ministra Ensino Fundamental I na cidade do Rio de Janeiro, e tem reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) para funcionar.
Atualmente, a escola funciona com Educação Infantil (Maternal e Jardim de Infância), com turmas em dois turnos, manhã e tarde, e opção à tarde de contraturno, e Ensino Fundamental I, com aulas de manhã e oficinas livres de artes à tarde.
O modelo de organização das escolas waldorf respeita a base de distribuição em pilares de forças equivalentes, onde corpo docente, famílias e a gestão administrativa trabalham lado a lado pela construção diária da comunidade em um modelo de cooperação e associação em prol do que está no centro de importância para este grupo, as crianças e seu desenvolvimento saudável, humano e integral.
É desta forma que funcionamos. Em sintonia com os tempos individuais e em respeito às particularidades de cada criança.