A Casa Ametista iniciou sua “gestação” em abril de 2008, na casa de uma professora na zona sul de Porto Alegre, com algumas poucas crianças. A casa “nasceu” em março de 2009, no bairro de Santa Cecília em Porto Alegre, como um espaço para a convivência infantil pelo esforço de algumas famílias pioneiras e amigos que acreditam na Pedagogia Waldorf como uma proposta de humanização e valorização da infância.
Em 2013, a Casa Ametista mudou-se para uma nova sede no bairro Petrópolis, para tornar-se um Jardim de Infância (escola de educação infantil).
Temos aqui, espaço para que as crianças possam movimentar-se com liberdade e descobrir seu corpo… Correr, pular, balançar, rolar, deitar, subir, se esconder… Por meio do contato com a terra, plantas, areia, árvores, pedras, troncos, sementes, subidas e descidas, flores, ervas medicinais e uma composteira.
Também realizamos tarefas do cotidiano de um lar: o alimento é preparado na presença e com a participação das crianças. Praticamos a jardinagem, pintura, arrumações, modelagem, costuras, cantorias, euritmia, cirandas, descanso e o preparo de uma bonita mesa para compartilharmos o alimento.
Nesta casa vivencia-se diariamente com as crianças a proximidade com os ciclos da natureza, as mudanças das estações e as festas que celebram e reverenciam sua passagem.
As atividades são planejadas dentro do movimento rítmico de contração e expansão… Com tempo e calma para vivenciar cada momento e crescer através de uma convivência pacífica que promova a saúde e o bem estar de cada criança.
As ações de construção da Casa Ametista acontecem por meio de Comissões de Trabalho, as tarefas são divididas entre os pais e professoras e cada um contribui com seu talento e disposição. Além disso, encontramo-nos semanalmente para estudar Antroposofia.
A gestão da Casa Ametista é feita em conjunto com pais e professores, através de reuniões administrativas quinzenais, onde planejamos nossos passos e a saúde financeira da iniciativa. A mantenedora da Casa Ametista é a Associação Arcanjo Miguel de Educação Humanizada – AAMEH, uma associação privada sem fins lucrativos.
Temos o apoio financeiro voluntário de muitos amigos que se colocaram como madrinhas e padrinhos por compreenderem a importância da consolidação de uma comunidade identificada com valores que respeitem a vida.
Assim nascem as iniciativas de Pedagogia Waldorf: da necessidade das crianças, do esforço e da dedicação dos adultos envolvidos e do sentimento genuíno de que podemos trabalhar em conjunto para promover cura ao planeta!