Nossa primeira salinha, em Araras, Petrópolis, 2013.
A nova sede de 2014 (ainda a atual), em Itaipava.
Visita de nossa tutora Sandra Eckschmidt, 2015.
O Jardim Casa Áurea iniciou suas atividades em abril de 2013, em Araras/Petrópolis, como fruto da idealização e do trabalho de duas professoras com formação em Pedagogia Waldorf (primeiro setênio) e duas famílias.
No ano seguinte, diante da necessidade de um espaço maior para receber mais crianças e da oferta de um novo espaço por um casal de pais fundadores, a sede do Jardim foi transferida para Itaipava, também em Petrópolis. Após a instalação nessa nova casa, no início de 2014, foi fundada a Associação Pedagógica Aurum – uma associação mantenedora sem fins lucrativos –, com a finalidade de gerir e ampliar o trabalho desenvolvido com base na Pedagogia Waldorf e na Antroposofia. Naquele ano, foram abertas uma sala de Maternal e uma sala de Jardim que findaram o ano letivo com oito crianças.
Em 2015, a demanda por matrículas no Jardim Casa Áurea aumentou e, para atender às novas crianças, foram contratadas mais uma professora e uma auxiliar. Medidas que possibilitaram a abertura de outra turma de Maternal. O ano de 2015 terminou com dezoito crianças e 2016 iniciou com três turmas, contabilizando vinte e dois alunos, findando o ano letivo com vinte e sete crianças. Em 2017, a Casa Áurea iniciou o ano letivo com trinta e seis crianças, perfazendo quatro turmas (acolhidas por quatro professoras e três auxiliares): sendo duas de Maternal (ambas com oito alunos) e duas de Jardim (com treze e oito alunos).
Atualmente, a Casa Áurea conta com seis turmas, sendo duas de Maternal, duas de Jardim e duas de Ensino Fundamental (1º e 2º anos) e atende a cinquenta e uma crianças.
Em 2017, a comunidade escolar conseguiu finalizar as obras no atual imóvel visando a criação de três salas para o Ensino Fundamental, o qual iniciou suas atividades a partir de 2018, com a aprovação da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Tanto o funcionamento, quanto o projeto de expansão da Casa Áurea têm recebido apoio das tutoras da escola: Luiza Lameirão e Sandra Eckschmidt (Educação Infantil) e Celina Targa (Ens. Fundamental), assim como de Walkyria Machado, na área de gestão pedagógica.
Temos, entretanto, grandes desafios a superar, sendo o maior deles a obtenção de apoio para a aquisição e construção de um espaço onde possam ser desenvolvidas as atividades da nossa escola, tendo em vista a crescente procura de novas famílias. O espaço que ocupamos atualmente apresenta dimensões limitadas, estando a realização deste sonho dependendo do apoio fraterno de entusiastas que, somando esforços ao grupo de pais e professores, possam viabilizá-lo.