O Instituto Popular de Arte-Educação é uma organização da sociedade civil sem fins econômicos e apartidária.
A Escola de Música IPDAE tem como missão propiciar o acesso à música como instrumento de desenvolvimento do indivíduo e de sua comunidade. Os alunos contam com instrumentos e materiais didáticos adequados e com um corpo docente com sólida formação e experiência na área. Os cursos oferecidos são para o público infantil e juvenil na faixa etária de 08 a 17 anos, e o beneficiário colabora com um material de limpeza por mês. Os resultados obtidos pela escola são facilmente percebidos através da procura crescente pelos cursos, pelo envolvimento cada vez maior das crianças e adolescentes e, principalmente, pelas mudanças de comportamento e atitudes dos alunos, mensuradas no meio social, familiar e no rendimento escolar.
A Escola possui um programa de ensino de oito anos de duração, sendo que para cada instrumento há um plano de curso de três níveis: nível I e II com três anos e o nível III com dois anos. Os alunos têm aulas individuais e por grupos de instrumentos, aulas teóricas, trabalhos em grupo e, à medida que vão avançando seus estudos, são convidados a participarem das Orquestras Jovem, de Câmara, de Flautas Transversas, de Violoncelos e de Violinos e dos Coros Infantil e Jovem. A avaliação se dá através de uma prova prática por semestre em que o aluno executa, perante uma banca de professores, os conteúdos já desenvolvidos. A Escola trabalha com o sistema de avaliação responsiva, com parecer descritivo do professor baseado em critérios próprios de cada instrumento, e autoavaliação do aluno.
Bolsa de Estudos de Música: se destina a alunos da Escola de Música do IPDAE com ensino médio completo ou em andamento e acadêmicos, cujo foco profissional seja o ingresso ao Curso Superior de Música. Procedimentos para inscrição no site.
Bolsa de Estudos de Música
A quem se destina: alunos da Escola de Música do IPDAE com ensino médio completo ou em andamento e acadêmicos, cujo foco profissional seja o ingresso ao Curso Superior de Música.
Procedimentos para inscrição:
Carta interesse: o candidato registra de próprio punho seu pedido para aquisição da Bolsa de Estudos, justificando os objetivos e os motivos para ser contemplado. A carta deverá ser assinada e datada;
Currículo;
Histórico Escolar atualizado;
Ficha de Inscrição (imprima aqui).
Critérios para manutenção da Bolsa de Estudos:
Ter excelente desempenho na Escola de Música IPDAE mantendo média mínima de 8,5 em todas as disciplinas (Instrumento, Prática Coral, Teoria e Percepção Musical);
Assiduidade: serão permitidas no máximo 3 faltas justificadas por semestre;
Excelente desempenho na escola regular;
O não cumprimento de qualquer desses itens implicará na perda da bolsa de estudos.