A Fundação Universitária Mário Martins (FUMM), foi fundada em 26 de setembro de 1987 para dar continuidade ao Curso de Especialização em Psiquiatria criado, em 1956, pelo Prof. David Zimmermann na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trata-se de uma entidade de utilidade pública federal, estadual e municipal, sem fins lucrativos, dirigida ao ensino, assistência e pesquisa na área da saúde mental.
Desde 1986, mantinha o Curso de Especialização em Psiquiatria Prof. David Zimmermann, para médicos; Em 2014 o Curso passou a ser mantido pelo CENTRO DE ESTUDOS PSIQUIÁTRICOS MARIO MARTINS (CEMM). A FUMM mantém desde 1989, o Curso de Psicoterapia de Porto Alegre, para psicólogos.
A Residência Médica em Psiquiatria foi autorizada pelo MEC em 1995 e, em 1998, teve início a Atividade de Extensão em Psicoterapia para psiquiatras e psicólogos.
A instituição possui em suas 3(três) unidades um total de 23 consultórios. Realiza atendimentos psiquiátricos e psicoterápico individuais e em grupo.
Em 1996, iniciou um programa de consultoria hospitalar que vem sendo desenvolvido nos serviços do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, particularmente nas áreas de transplante pulmonar e hepático. Além disso, possui convênio com o Hospital Psiquiátrico São Pedro, ficando responsável por todo atendimento nas Unidades José Barros Falcão masculina, Mario Martins feminina, UD(unidade de desintoxicação) e CIAPS.
A Fundação Universitária Mário Martins promove seminários, palestras e simpósios no intuito de enriquecer e aprimorar o conhecimento de seu corpo clínico, professores, alunos e sócios, além de realizar atividades abertas à comunidade.