A proposta da instituição é realizar atendimento altamente especializado, podendo ser individual ou em pequenos grupos, direcionado a bebês, crianças e adolescentes com deficiência ou com algum transtorno no seu desenvolvimento. O objetivo de nosso trabalho é desenvolver o potencial de cada sujeito, a partir das possibilidades que a criança ou o adolescente apresenta e do que lhe é significativo em sua história familiar e posição subjetiva.
Para isto, o trabalho é realizado de forma interdisciplinar, com equipe composta por 19 profissionais: 1 fisioterapeuta, 2 fonoaudiólogas, 7 psicólogos, 1 pedagoga, 3 psicopedagogas, 3 terapeutas ocupacionais, 1 assistente social, 1 professor de educação física e 1 neurologista infantil. O trabalho interdisciplinar é considerado um diferencial em relação a outras abordagens, pois ele assegura à pessoa com deficiência, ou com risco de evolução para este quadro, uma intervenção que considera o indivíduo como um todo, sem fragmentá-lo nas várias dificuldades que apresenta.
Atualmente todas as 62 crianças e adolescentes que freqüentam a FADEM recebem atendimento em pelo menos uma área clínica (estimulação precoce, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia e/ou terapia ocupacional) e destes, 20 freqüentam também o Espaço Educativo.
Atualmente a FADEM está trabalhando com três Modalidades de Atendimento:
- Espaço Educativo;
- Clínica Interdisciplinar;
- Estimulação Precoce.
Nos três programas oferecidos pela FADEM está incluído um espaço para o acompanhamento dos pais através de entrevistas que podem ser realizadas com o próprio terapeuta da criança ou adolescente, ou por um psicólogo. Essas entrevistas visam trabalhar a relação dos pais com seu filho, conhecer a história e o meio em que a criança vive e orientar os pais para que busquem outros recursos necessários à complementação do tratamento. Clientela: pais ou responsáveis dos pacientes em atendimento.
Espaço Educativo
É um atendimento em grupos de 5 alunos, direcionado a crianças e adolescentes que não puderam freqüentar a rede escolar (regular ou especial) ou que estejam com grande dificuldade em permanecer nela. O objetivo do Espaço Educativo é de propiciar aprendizagens e desenvolver a socialização entre aos colegas de grupo e na sociedade, de acordo com as possibilidades e interesses dos alunos. O Espaço Educativo funciona em dois turnos semanais de 4 horas cada turno. São realizadas atividades de caráter pedagógico e oficinas de capoeira e de criatividade, objetivando possibilitar vivências ricas e criativas para nossas crianças e adolescentes.
Implantamos em 2007 a modalidade de duplas, para crianças que ainda não têm condições de participar do grupo maior. Este trabalho é de duas horas, dois dias por semana.
Oficina de Criatividade
A Oficina de Criatividade tem como meta promover produções de forma lúdica (como desenhos, pinturas, colagens, etc), que produzam um efeito de autoria própria, desenvolvam a capacidade de criar, visem uma maior inserção social dos sujeitos na cultura e ofereçam espaços de escuta da sua singularidade. Através da Oficina de Criatividade esperamos que as crianças e adolescentes que freqüentam o grupo educativo possam construir, a partir de suas produções criativas, um lugar de reconhecimento, passando a serem olhadas de outra forma por seus pais, pela sociedade e, portanto olharem a si mesmos de outra forma.
Oficina de Capoeira
Numa concepção de aprendizagem, a capoeira é uma atividade física excelente, pois atua de maneira direta e indireta sobre o aspecto cognitivo, afetivo e motor do ser humano. Sendo encarada como lúdica, articula atividades de desenvolvimento visomotor com desenvolvimento artístico e social, levando a criança ou adolescente a estabelecer relações a partir dela própria, fato que torna a capoeira multidirecional, uma vez que permitirá desenvolver noções de equilíbrio físico juntamente com o equilíbrio mental e a disciplina. No que tange a sua articulação com as atividades mais primárias de vivências corporais, podemos através dela trabalhar conteúdos que dizem respeito à localização espaço-temporal, lateralidade cruzada e domínio da linguagem oral, característica marcante desta arte.
Na FADEM a Oficina de Capoeira acontece nos 4 grupos do Espaço Educativo e outros 2 grupos compostos por crianças e adolescentes com deficiência da Clínica Interdisciplinar e da Comunidade.
A Estimulação Precoce é um atendimento especializado direcionado a crianças de 0 a 3 anos e 11 meses com patologias orgânicas e psíquicas (prematuros de risco, síndromes em geral, paralisia cerebral, hidrocefalia, autismo, etc) e a suas famílias, atuando na prevenção de problemas do desenvolvimento global. Este atendimento é de fundamental importância, pois possibilita dar suporte ao bebê no seu processo inicial de intercâmbio com o meio, considerando os aspectos psicomotores e psíquicos de seu desenvolvimento, bem como auxiliar seus pais no exercício das funções parentais, fortalecendo os vínculos familiares.
Esta modalidade de atendimento se baseia sobretudo no trabalho interdisciplinar. Pensamos que a intervenção clínica com um bebê deverá estar centrada em um único terapeuta em estimulação precoce, sustentados pela equipe interdisciplinar, que através da interação com a criança e com a família possibilitará que seu desenvolvimento seja possível.