Em março de 1988 nasceu a Escola da Criança Ativa, fruto do ideal de que a educação se constitui numa ferramenta para a transformação social. Uma construção edificada na força do amor de Deus, no décimo ano de sua existência ampliou o atendimento oferecido aos seus clientes com a fundação do Colégio Matisse, instituição que inicialmente oferecia os serviços educacionais referentes ao ensino fundamental II e hoje já contempla também o ensino médio.
Assim, a Escola da Criança Ativa e o Colégio Matisse alicerçam sua proposta pedagógica na filosofia montessoriana, voltada para a educação cósmica, educação como ciência e auto-conhecimento, tendo em vista a formação do sujeito crítico, criativo, feliz e sobretudo autônomo, para que desse modo seja capaz de atuar na sociedade de maneira ética e competende. Somos filiados e sócios fundadores da Organização Montessori do Brasil.
A prática pedagógica que desenvolvemos tem como eixo norteador a busca da construção das competências e habilidades necessárias à viabilização do crescimento humano no que concerne aos requisitos da sociedade contemporânea, cada vez mais complexa e competitiva. Primamos pelo compromisso com a educação do homem, o que nos orienta a caminhar no respeito às potencialidades individuais, na pesquisa como fonte de conhecimento que possibilita ao sujeito uma aprendizagem significativa, o que desperta no educando o prazer do ato de conhecer, bem como o instrumentaliza para buscar e selecionar conhecimentos, transformando-os em saberes.
Aplicamos uma pedagogia dinâmica que pressupõe a escola como espaço privilegiado de aprendizagens vivas e enriquecedoras, no qual o aluno participa ativamente, realizando a conquista do aprender a conhecer, a fazer, a ser e a conviver, a fim de oportunizar ao educando constituir-se como cidadão, que na condição de sujeito escreve a sua história pessoal e coletiva, exercendo assim seu papel como agente social que contribui para o crescimento da sociedade na qual se insere.