A PROPOSTA ITALIANA
Reggio Emilia é uma cidade situada ao norte da Itália, na região de Emilia Romagna. A proposta educacional de Reggio Emilia atinge um conjunto de 33 centros de crianças pequenas (nidi e scuole dell’infanzia), que são dirigidos diretamente pela municipalidade de Reggio Emilia.
O educador italiano Loris Malaguzzi (1920-1994), idealizador e percursor da metodologia de Reggio Emilia, foi influenciado por importantes teóricos da psicopedagogia como os europeus Jean Piaget e Lev Vygotsky, o norte-americano John Dewey, e os próprios italianos, Maria Montessori, as irmãs Agazzi e Bruno Ciari.
Além de múltiplas correntes de pensamento da psicologia social, das teorias da complexidade e das neurociências.
Essa experiência tem proporcionado o desenvolvimento de uma escuta mais atenta e cuidadosa dos saberes das crianças, o aprimoramento de métodos de observação e registro, além de fortalecer o sentido de equipe.
Instalações
O brincar é o cenário e a forma como a criança vive, experimenta, interpreta e participa dos espaços sociais. O individual e o coletivo, a relação consigo mesmo e com o outro que se constrói no cotidiano. Quando a criança brinca ela está inteira, ela vive através da fantasia o real. Ela busca sua interpretação do mundo e das relações. Quando a criança brinca ela lida com os sentimentos, com seus medos e alegrias, ela entra e sai de diferentes papéis e assim se desenvolve. Brincando ela se constitui, percebe-se como única através do reconhecimento do outro.