A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular que desde 2007 constrói um importante trabalho voltado à educação de jovens de escolas públicas. O principal foco de atuação da Rede Emancipa tem sido a organização de cursinhos populares pré-universitários para atender à demanda represada dos estudantes de escolas públicas pelo acesso ao ensino superior em geral, e às universidades públicas em particular.
Nos cursinhos, além de refletir sobre o conteúdo exigido pelos vestibulares de uma maneira que esteja de acordo com o contexto vivido pelos estudantes, também é priorizada a educação transformadora que ofereça o máximo de instrumentos para que estes pensem as suas realidades de maneira crítica e emancipadora.
Construímos um projeto político-pedagógico que vai além do ensino para o vestibular, que possibilite à juventude um espaço inovador de debate, criação e recriação do saber acerca do mundo e da vida. Nesse projeto se engajam estudantes universitários, secundaristas, professores do ensino básico, professores e estudantes da Rede Emancipa, família, associação de bairro, comunidade e todos que queiram construir outro futuro.
As aulas são ministradas voluntariamente por professores já formados e também por professores estudantes universitários de várias universidades públicas e privadas do país. O espaço da Rede Emancipa não se limita apenas ao cursinho, ao longo dos anos, o entendimento de que o processo educativo é ininterrupto ao longo da vida, tem servido de inspiração para que outras experiências de educação popular sejam realizadas, temos planos que incluem alfabetização de jovens e adultos, preparação para concursos, educação infantil e pré-vestibulinho.
A Rede Emancipa começará o ano presente em 19 cidades de 7 estados, em todas as 5 regiões do país. São 32 cursinhos, cerca de 5000 estudantes ao longo do ano e mais de 600 professores. Ao longo de sua história a Rede Emancipa já atendeu a mais de 20 mil estudantes, auxiliando milhares a entrar nas mais diversas universidades e furar o bloqueio do acesso ao Ensino Superior do país.
Resgatar a história dos 10 anos da Rede Emancipa é, neste momento, afirmar a perspectiva de um futuro melhor para a juventude e para o país, movido pela necessidade de educar para a liberdade, de democratizar o acesso à informação e educação, de democratizar o acesso ao conhecimento em todos os níveis de ensino, em especial o superior. Tais ações são a marca da atuação deste movimento social por uma década. Emancipa 10 anos: “Se muito vale o já feito, mais vale o que será!”