Home

Cursinho Pré-Vestibular Esperança Popular Restinga - Porto Alegre

Preparatório
Rua João Antônio da Silveira, 2500, Associação Comunitária Núcleo Esperança 1 - Restinga - Porto Alegre/RS

Cursinho Pré-Vestibular Esperança Popular Restinga é um preparatório em Porto Alegre/RS, no bairro Restinga. Oferece cursinho pré-vestibular na área de Pré-vestibular Popular na modalidade presencial, oferecendo ensino gratuito. Saiba mais abaixo e entre em contato com Cursinho Pré-Vestibular Esperança Popular Restinga caso queira saber mais informações.

Detalhes de Cursinho Pré-Vestibular Esperança Popular Restinga

O que oferece

Cursinho Pré-vestibular

Área

Pré-vestibular Popular

Modalidade

Presencial

Preços

Gratuito

Como entro em contato?

Mais Informações:

Sobre Cursinho Pré-Vestibular Esperança Popular Restinga

O Pré-Vestibular Esperança Popular Restinga é um projeto desenvolvido no bairro Restinga, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O cursinho é uma ação de extensão promovida pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DEDS/UFRGS) em parceria com a comunidade da Restinga. Surgiu de uma antiga demanda da comunidade e da Associação de Moradores do Núcleo Esperança I da Restinga, devido à dificuldade de acesso a cursos pré-vestibulares na região central e a precariedade do ensino público no que diz respeito à preparação para participar (com reais chances de aprovação) em um concurso vestibular. O cursinho é uma experiência pioneira no bairro e abre uma possibilidade de preparação viável para o ingresso no ensino superior público. Durante os anos de 2006 e 2007, as aulas foram ministradas na sede da Associação Núcleo Esperança I. Entre 2008 e junho de 2014, o cursinho atuou na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini. No segundo semestre do mesmo ano, esteve na Escola Municipal Professor Larry José Ribeiro Alves.

As aulas ocorrem no turno da noite, das 19h às 22h10, de segunda à sexta-feira. Aos sábados são ministrados grupos e outras atividades previamente programadas. Entre os principais objetivos do curso, podemos destacar: Refletir o que é educação popular, problematizando a lógica da educação tradicional; Promover a conscientização do direito ao ensino superior público; Despertar nos educandos a responsabilidade e autonomia na superação de dificuldades tornando-os protagonistas de suas histórias; Discutir sobre o acesso e permanência na universidade; Permitir uma qualificação dos educadores por meio dos diálogos com os saberes populares; Buscar trabalhar os conteúdos necessários para a aprovação no concurso vestibular da UFRGS a partir da realidade dos educandos.

Quer entrar em contato com Cursinho Pré-Vestibular Esperança Popular Restinga?