A pedagogia Waldorf, criada em 1919 na Alemanha pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, tem se mostrado cada vez mais atual e capaz de formar adultos preparados para enfrentar os desafios do milênio. Isso é retratado muito bem pelo filme Learn to Change the World, produzido pelo movimento internacional Waldorf100.
Na pedagogia Waldorf, o desenvolvimento intelectual, o pensar, é importantíssimo, mas não basta: ele deve ser acompanhado de força para a ação, o querer, e de um bom alicerce emocional, o sentir.
Pensar, sentir e querer são cultivados desde o jardim da infância nas escolas Waldorf, sempre com respeito às particularidades de cada faixa etária. As artes, os trabalhos manuais e as atividades ligadas ao fazer estão presentes em toda a trajetória do aluno na escola.
O Colégio Waldorf Micael de São Paulo foi fundado em 1978 por um grupo de pais e professores que acreditava que uma nova escola Waldorf precisava nascer no país. Até então, havia no Brasil a pioneira Escola Waldorf Rudolf Steiner, criada em 1955 na capital paulista, a Escola Vale Encantado, de Capão Bonito, e alguns jardins de infância.
O espaço de 11 mil metros quadrados, onde antigamente havia uma chácara, foi escolhido por ter muito verde e oferecer uma atmosfera acolhedora. Quatro décadas após a fundação da escola, a força do fazer coletivo que a colocou de pé continua atuante na comunidade.
O Colégio Micael sempre teve como proposta contribuir para a formação integral de crianças e jovens. As artes, as manualidades e o colocar a mão na massa e na terra são essenciais para isso e fazem parte do dia a dia dos alunos.
Isso não significa que matérias como a matemática, a geografia, a química ou a física tenham menos espaço ou importância. Pelo contrário! Todas essas disciplinas são apresentadas de maneira envolvente, que faz sentido para o aluno, despertando nele o verdadeiro encantamento pelo conteúdo. O currículo segue as determinações do MEC, com o diferencial de contar com a vivacidade e o colorido propostos pela pedagogia Waldorf.