Fundado em 1952, o Colégio Santa Cruz se consolidou como respeitada instituição de ensino humanista, formando gerações de cidadãos críticos e atuantes. A solidez e a vitalidade dos princípios de sua proposta educacional podem ser sintetizadas no seguinte ideário:
• apreço ao conhecimento e ao livre-pensar;
• responsabilidade frente às próprias escolhas;
• produção crítica e criativa em diversas tecnologias;
• consciência política e social.
Isso envolve reconhecer um compromisso, desde a fundação desta escola, com a diversidade de ideias: entendemos que nosso colégio é um espaço privilegiado para a discussão de temas relevantes e atuais, sempre incentivando o diálogo, o respeito e a tolerância com as diferentes opiniões. Almejamos formar cidadãos com sólidos princípios éticos, capazes de: respeitar a liberdade de expressão e de pensamento; reconhecer e fazer valer os direitos humanos; ser verdadeiramente solidários; revelar abertura à diversidade cultural, religiosa, racial, de gênero, social, política e econômica; repudiar qualquer tipo de discriminação.
O Colégio Santa Cruz ocupa principalmente um terreno de 50.000 m2, no Alto de Pinheiros. Em meio a muito verde, estão instaladas as 93 salas de aula, distribuídas em cinco diferentes prédios. O espaço oferece, ainda, um teatro com capacidade para 500 pessoas, uma biblioteca com aproximadamente 33 mil volumes, o Centro de Tecnologias, os laboratórios de Ciências, Química, Física e Biologia, um campo de futebol de tamanho oficial, 10 quadras poliesportivas, anfiteatro, capelas e playgrounds.
Desde 2010, o Colégio mantém, no campus de Alto de Pinheiros, uma estação meteorológica. Os dados ali coletados são utilizados para a previsão do tempo e para a caracterização do clima.
Além desse terreno, o Colégio mantém instalações esportivas em seu campus Butantã: outro campo de futebol oficial com vestiário, duas quadras de tênis de saibro e infraestrutura de apoio.