A Escola Saber Viver foi fundada em 1985, por iniciativa da Professora Carmen Lúcia Ayres, atual gestora. Nos primeiros anos, o atendimento era focado na Educação Infantil e no Ensino Fundamental da 1ª à 4ª série. Em 2005, passou a oferecer também o Ensino Fundamental da 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano), denominando-se, a partir de então, Colégio Saber Viver, como é referido por todos com muito carinho. São mais de 30 anos de uma prática educativa que vai além do simples conhecimento. O Colégio dá prioridade à construção de saberes, os quais são contextualizados a partir da realidade dos aprendizes. Esse processo de aprendizagem se dá na interação com os alunos, pela mediação do professor. E isso tudo é favorecido pela estrutura organizacional e física,
planejada para atender às necessidades dos seus estudantes.
Com base no princípio de “educar para a vida”, o Colégio Saber Viver ancora-se nos 4 pilares da educação proposta pela UNESCO para o século XXI. Os alunos são incentivados a construir saberes, valores e a desenvolver suas competências norteando-se em princípios éticos, políticos e estéticos, indispensáveis ao exercício pleno da cidadania.
O Colégio reconhece a mediação como elemento essencial ao processo de aprendizagem. Sua proposta pedagógica é fundamentada na perspectiva sociointeracionista, tendo em vista que os conhecimentos e saberes se constroem na relação com o outro e nos conflitos sócio-cognitivos emergentes dessa relação.
Estrutura
O Saber Viver dispõe de duas unidades com ambiente estimulante, adequado às descobertas e aprendizagens para cada faixa etária.
Unidade I – Ensino Fundamental (Av. João de Barros)
Em espaços projetados para esse segmento de ensino, os alunos podem usufruir de uma excelente infraestrutura. Além das áreas de lazer e convivência, as quadras poliesportivas favorecem o gosto pelos esportes, a cooperação entre os indivíduos e a responsabilidade com a saúde. Salas de aula bem iluminadas e climatizadas proporcionam conforto para professores e alunos desenvolverem as atividades diárias. Os laboratórios das diversas áreas de conhecimento são utilizados como suporte para experimentos e práticas dos conteúdos na perspectiva do currículo em ação.
Unidade II – Educação Infantil (Rua do Espinheiro)
Atende crianças de 1 ano e três meses até 5 anos de idade. Os detalhes desse espaço foram planejados para favorecer a autonomia e a socialização das crianças. Entre parques de areia, área para leitura, sala de movimento e cozinha experimental, os alunos exploram as diversas possibilidades de desenvolvimento nos aspectos sócio-afetivo, motor e intelectual.