Home

Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais - Nova Lima

Escola
Rua Nossa Senhora de Fátima, 190 - Jardinaves - Nova Lima/MG

Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais é uma escola em Nova Lima/MG, no bairro Jardinaves. Saiba mais abaixo e entre em contato com Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais caso queira saber mais informações.

Detalhes de Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais

Atividades Especializadas

Pedagogia Waldorf

Como entro em contato?

Mais Informações:

Sobre Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais

A primeira Escola Waldorf surgiu em 1919, na Alemanha, sob a orientação de Rudolf Steiner. Ela foi criada a pedido de um industrial para atender aos filhos dos operários e funcionários da fábrica da qual era diretor. Foi uma experiência de sucesso.

A Pedagogia Waldorf conquistou o mundo. Cento e cinquenta mil alunos de diferentes etnias, crenças e culturas vivenciam a Pedagogia Waldorf em mais de 1000 escolas ao redor do planeta. A maioria destes estabelecimentos de ensino encontra-se na Europa – cerca de 700 – e na América do Norte – cerca de 160. As demais estão na América Latina, na África, Oceania e na distante Ásia. Ao lado dessas instituições, há, aproximadamente, 1600 Jardins de Infância, além de várias Escolas Públicas que utilizam a abordagem Waldorf. Cerca de 600 Institutos dedicam-se à formação de profissionais Waldorf ao redor do mundo – Brasil, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, entre outros.

No Brasil, a primeira Escola foi criada em 1956, em São Paulo. A partir de então, o movimento tem-se expandido com novas escolas em todas as regiões do país.

Não há administração central: cada escola é independente. Criada em 1998, a Federação das Escolas Waldorf no Brasil, FEWB, congrega todas as Escolas Waldorf existentes no país e reúne 62 instituições filiadas em todo o Brasil. Desde sua fundação, três marcos foram significativos na trajetória da FEWB: o início da colaboração do grupo de administradores das escolas, a filiação dos Jardins de Infância independentes, através das sete regionais e, por fim, a constituição do Conselho Deliberativo, composto por representantes das escolas, e o Conselho Consultivo.

A organização administrativa de cada instituição Waldorf também segue o princípio da autogestão. Cada escola é representada juridicamente por uma associação mantenedora (no Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais é a API – Associação Pedagógica Itacolomi), da qual participam professores, pais e pessoas interessadas pela gestão da escola que demonstram afinidade com os seus propósitos educativos e culturais. Do ponto de vista administrativo e pedagógico, as Escolas Waldorf atendem a todas as exigências legais, como qualquer outra escola.

Os pais e a família têm papel preponderante. Geralmente se entusiasmam pela proposta e colaboram para que ela possa ser viabilizada.

Proposta Pedagógica A Pedagogia Waldorf concebe o homem como uma unidade harmônica físico-anímico-espiritual e neste princípio fundamenta toda a prática educativa. Considera o lado anímico-espiritual como essência individual única do ser humano e o corpo físico como sua imagem e instrumento.

A partir de uma visão antropológica, a Pedagogia Waldorf propõe uma concepção sobre o homem que abrange todas as dimensões humanas, em íntima relação com o mundo; explica e fundamenta o desenvolvimento dos seres humanos, segundo princípios gerais evolutivos que compreendem etapas de 7 anos denominadas setênios. Sete anos, nem mais nem menos, como tempo necessário para que as forças propícias ao desenvolvimento individual saudável em determinada época atuem, enquanto forças latentes amadurecem para se disporem adequadamente ao desenvolvimento das aptidões necessárias à etapa seguinte. Cada setênio apresenta momentos claramente diferenciáveis, nos quais surgem ou despertam interesses, perguntas latentes e necessidades concretas.

O Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais, comprometido com o movimento educativo Waldorf Mundial e os princípios da Pedagogia Waldorf propostos por Rudolf Steiner, centraliza suas intenções educativas no sentido de:

desenvolver a autoeducação como o caminho para a consolidação dos princípios humanos na síntese do pensar, sentir e agir;

promover o desenvolvimento de seres humanos livres, capazes por eles próprios de dar sentido e direção às suas vidas;

criar um espaço educacional entendido como organismo dinâmico, onde se propicie o crescimento pessoal e profissional para toda a comunidade;

contribuir para o desenvolvimento gradual da individualidade em sua formação corporal, anímica e espiritual, em equilíbrio harmônico;

contribuir para a formação do sujeito dentro de uma proposta educativa de abertura para o mundo com toda sua diversidade, abertura que possa ser interiorizada e compreendida a partir de perspectivas próprias;

levar os participantes da comunidade escolar à visão da evolução humana, no seu inter-relacionamento com a natureza e com os demais seres humanos, objetivando a consciência do seu ser como sujeito transformador do mundo e criativo;

oferecer subsídios para que o aluno possa conquistar sua liberdade espiritual, participando da obra do bem comum, respeitando a Constituição e os Direitos Humanos e cumprindo assim, dignamente, seu papel de cidadão brasileiro.

Quer entrar em contato com Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais?