Fundado em 1950 pelas Irmãs Dominicanas da Congregação Romana de São Domingos, o Colégio Rainha da Paz sempre priorizou uma pedagogia baseada no respeito, cooperação, dignidade e ética.
Um diferencial no Projeto Político-Pedagógico do Rainha está em oferecer condições para que os alunos possam, individual e coletivamente, ampliar a capacidade de apropriação dos conceitos, dos códigos sociais e das diferentes linguagens.
A importância que a instituição dá à relação dos alunos com o conhecimento, ao processo ensino-aprendizagem e à interdisciplinaridade é o indicador do compromisso para com a qualidade de ensino. Considerado esse contexto, o Colégio Rainha da Paz oferece subsídios para que o aluno construa condições que o capacitem para um processo de educação permanente.
Esse processo de ensino-aprendizagem é desenvolvido num ambiente físico com 19 mil m ² e 8.025 m² de área construída, privilegiado pela beleza e exuberante área verde e apoiado na equipe de educadores (professores e funcionários) altamente capacitados, comprometidos com o desenvolvimento do trabalho coletivo, aperfeiçoando uma gestão democrática e participativa.
A área verde integrada às instalações do colégio contribui para o cultivo de uma atmosfera de tranquilidade e convívio com a natureza que potencializa o processamento das aprendizagens. Alunos e educadores interagem em clima de harmonia e felicidade.
O Rainha patrocina, ainda, a Educação de Jovens e Adultos e cursos profissionalizantes para a comunidade do entorno escolar, além de um trabalho de voluntariado solidário, envolvendo alunos, familiares e moradores dos arredores do Colégio.
Graças ao trabalho realizado, o Colégio Rainha da Paz recebeu o Selo Escola Solidária, do Instituto Faça Parte, e é, também, uma escola associada à Unesco.