Fundado em 1890, o Colégio Anchieta constitui-se em um referencial de ensino privado de Porto Alegre, contando com cerca de três mil alunos. Atende Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Atualmente, o Colégio Anchieta constitui-se em um referencial de ensino privado de Porto Alegre, contando com cerca de três mil alunos e com um quadro funcional de cerca de 400 colaboradores, entre professores, funcionários e jesuítas.
A Educação Infantil do Colégio Anchieta tem como objetivo propiciar às crianças o direito de viver plenamente a infância, respeitando e considerando as suas características, necessidades, interesses e possibilidades. Tal experiência deve propiciar o seu bem-estar, ampliar e enriquecer suas aprendizagens, promovendo a Educação Integral e a construção de sua identidade pessoal e coletiva.
A Educação Infantil fundamenta suas ações pedagógicas na ludicidade e nas interações, estimulando as diversas linguagens, a imaginação e a curiosidade. O processo educativo busca garantir a integração entre as dimensões expressivo-motora, afetiva, espiritual, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural das crianças, oportunizando uma variedade de estímulos e diversidade de experiências.
As temáticas desenvolvidas ao longo do ano letivo, extraídas dos princípios do Infantil A, B e C, são denominadas:
Infantil A: Exploração e Sensações
Infantil B: Identidade
Infantil C: Relações e Transformações
Idade para ingresso:
Infantil A – 3 anos completos até 31 de março
Infantil B – 4 anos completos até 31 de março
Infantil C – 5 anos completos até 31 de março
Ensino Fundamental I
Quando falamos de organização curricular das séries iniciais no Colégio Anchieta, imediatamente pensa-se em crianças na faixa etária dos 6 anos aos 10 anos.
O Colégio organiza o seu currículo nas séries iniciais a partir de enfoques temáticos específicos para cada série. Esses enfoques permitem aos alunos perceberem a interligação entre as áreas do conhecimento e se tornam mais complexos à medida que os alunos avançam nos seus estudos.
O eixo principal da nossa proposta é o ato de aprender a pensar. Isto pressupõe a existência de uma organização interna do aluno, capaz de registrar, dando significado ao conteúdo, possibilitando, assim, que este possa avaliar, criticar, criar e intervir no ambiente em que vive.
Ensino Fundamental II
O Ensino Fundamental de 6º ao 9º Ano propõe-se a trabalhar na formação de alunos participativos, críticos, solidários e responsáveis pelo espaço em que vivem, através de oportunidades de construção do conhecimento, fundamentadas no aprender a aprender, no aprender a pensar, no aprender a ser e no aprender a conviver, como formas para ampliação da compreensão do mundo.
O Plano de Estudos de 6º ao 9º Ano abrange aspectos da vida cidadã, considerando aspectos como: a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o ambiente, o trabalho, a ciência e a tecnologia, a cultura e as linguagens. Aborda as áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Educação Artística, Educação Física, Informática e Ensino Religioso.
Ensino Médio
A proposta educativa para o Ensino Médio propõe-se a aprofundar os conhecimentos construídos, ampliando-os na relação da teoria com a prática, aprimorando a formação humana, preparando para o trabalho e para o desempenho de cidadão, num processo de educação reflexivo e comprometido, tendo como modelo um paradigma que passa pelo estudo do contexto, experiência, reflexão, ação e avaliação, com estudos, atividades e experiências desenvolvidas de forma inserida nos desafios e contradições atuais.
O aprendizado ocorre numa relação interativa entre todos os participantes no ato de aprender e ensinar, num processo contínuo de formação, no qual o sujeito vai se construindo como pessoa, no desenvolvimento de suas habilidades de pensamento, na apropriação do conhecimento acumulado e no relacionamento com os demais. Para isso, o espaço escolar é o lugar em que os sujeitos podem dialogar, duvidar, discutir, questionar e compartilhar saberes. O professor orienta a (re)construção do conhecimento, propiciando ao aluno condições de acesso a elementos novos, numa relação de diálogo e interação.
Numa educação humanizadora e cristã destaca-se o valor do ser humano como pessoa autônoma, individual, consciente e responsável. Concretiza-se numa convivência com práticas solidárias e transformadoras da realidade, oferecendo possibilidades de vivências que contribuam para a formação ética, desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
Para Ensino Médio, a Base Nacional Comum é composta das três áreas: Linguagens, Códigos e Tecnologias; Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias. Na parte diversificada, o currículo tem Línguas Estrangeiras (Língua Inglesa e Língua Espanhola), Ensino Religioso e Conhecimentos Literários.