A ação complementar Alfabetização para usuários com idade igual ou superior a 15 (quinze) anos, em atividade no CIEE-RS desde 1998, oportuniza aos usuários que não tiveram a possibilidade de aprender a ler e a escrever, mais um instrumento de acesso aos direitos e a real integração na sociedade letrada e digital. Através de encontros diários, os usuários, a partir de conhecimentos básicos de leitura e de escrita, ampliam seu nível de letramento, passando a ter mais autonomia e qualidade de vida.
Alfabetização de adultos e idosos
A iniciativa consiste em um espaço não-formal de construção de conhecimentos e de sociabilização, atingindo, assim, uma parcela da sociedade que apresenta dificuldades de iniciar a retomada dos estudos em um ambiente formal e institucionalizado de educação. A proposta da ação é, a partir da realidade de cada usuário, construir conhecimentos de leitura e de escrita úteis para a prática da cidadania, para o acesso aos direitos fundamentais e para a melhoria da qualidade de vida.
Alfabetização de adultos e idosos
Os educadores sociais do Alfabetização são formados e estudantes de Letras ou Pedagogia. Ao iniciar suas atividades na organização, recebem um treinamento que tem por objetivo conhecer e identificar a prática educativa e teórica a qual o Programa se baseia. As Formações Continuadas também fazem parte do processo de desenvolvimento dos educadores, as quais ocorrem ao longo da sua trajetória no CIEE-RS.
Alfabetização de adultos e idosos
As atividades acontecem nos turnos da manhã e tarde na Unidade Borges de Medeiros, do CIEE-RS e em instituições parceiras em Porto Alegre e região metropolitana, incluindo as cidades de Cachoeirinha e Esteio.
Desde o início da programação em 1998, foram implantados grupos em mais de 20 municípios do Rio Grande do Sul através de parcerias municipais e estaduais. Neste período, mais de 3.000 usuários foram beneficiados.
MAIS INFORMAÇÕES
Para mais informações sobre o programa ligue para (51) 3284-7136