DANÇA SEM FRONTEIRAS inicia suas atividades em 2010, quando a gaúcha Fernanda Amaral, coreógrafa, bailarina e educadora retoma no Brasil o trabalho que vinha desenvolvendo há mais de duas décadas na Europa e nas Américas com uma série de ações que dão continuidade à sua investigação e pesquisa acerca da diversidade e das habilidades mistas na dança. Todas as atividades da companhia Dança sem Fronteiras são realizadas com uma abordagem na cultura corporal do movimento acessível a todos, acolhendo a diversidade dos participantes. A metodologia da Dança sem Fronteiras enfatiza o potencial de todos os participantes com o foco na criatividade e igualdade. Todos os projetos da Dança sem Fronteiras são idealizados e realizados com o objetivo de promover a dança contemporânea como um bem cultural acessível a todos, fortalecendo a diversidade e ampliando os horizontes artísticos e sociais para além dos rótulos, para questionar fórmulas e preconceitos sobre “dança”, “deficiência” e “profissionalismo”.
A Cia Dança sem Fronteirasrática desenvolve desde sua criação, com o intuito de incluir pessoas de todas as idades com habilidades e características físicas, motoras e intelectuais diversas, incentivando a transformação da ação através da reflexão e da experiência. Conduzidas pela coreógrafa e bailarina Fernanda Amaral com a participação do elenco da Cia Dança sem Fronteiras.
Nos últimos vinte e cinco anos, incorporando elementos de sua formação diversificada, Fernanda Amaral desenvolveu uma metodologia de trabalho corporal que encoraja a participação de todos na dança, independentemente de idade, condição social, habilidades físicas ou psicossociais, ampliando a capacidade individual de expressão através do movimento. Com o objetivo de através da dança conectar o indivíduo com o seu próprio corpo e a noção deste como seu principal “lar” ampliando a escuta ao corpo.