A criação do CEUE pré-vestibular remonta à década de 1950, pelo Centro Universitário de Engenharia (CEUE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Inicialmente, o espaço visava oferecer reforço às disciplinas de matemática, física e química, com aulas ministradas pelos acadêmicos da UFRGS.
Dentro de uma tendência de conjuntura histórica, sobretudo a partir dos anos 1990, o curso adquire as características de um pré-vestibular popular, oferecendo aulas de todas as disciplinas que compõem o vestibular da UFRGS (Biologia, Espanhol, Física, Geografia, História do Brasil, História Geral, Inglês, Literatura, Matemática, Português, Química e Redação) e, atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
A gestão do pré-vestibular é feita pelos membros do CEUE, alunos dos cursos de Engenharia da UFRGS. A equipe docente é composta por alunos de graduação e pós-graduação de diversas universidades que, além da docência no preparatório, envolvem-se em diversos projeto de ensino e pesquisa. Atento às demandas sociais, o CEUE pré-vestibular destina-se, preferencialmente, a pessoas em condições de sensibilidade socioeconômica, oriundas da rede pública de ensino. Além disso, o curso conta com sistema de cotas e de concessão de bolsas integrais de estudos.