O Centro Educacional Menino Jesus é uma escola católica de Educação Infantil e Ensino Fundamental que pertence às Irmãs Franciscanas de São José. Esta congregação, fundada por Me. Alphonsa Kuborn, nasceu na Alemanha, em 1867, emigrou para Holanda, em 1875, de onde, veio para o Brasil em 1926, estabelecendo-se em Angelina/SC. Em 1955, as Irmãs abriram uma casa no centro de Florianópolis e, para se manterem, começaram a dar aulas particulares. Inicialmente com 11 alunos, no ano seguinte com 88, e desta forma nasceu o CEMJ a 15 de outubro de 1955.
Adoção do Método Montessori
O CEMJ trabalha com o Sistema Montessori de Educação que foi adotado oficialmente em 1973, porém, intuitivamente, o jeito Montessori de educar esteve presente desde o início. O Menino Jesus é filiado a duas organizações internacionais: Unesco e American Montessori Society (AMS) e uma nacional: a Organização Montessori do Brasil (OMB) da qual é sócio-fundador.
Atividades artísticas e culturais
O Teatro e outras atividades artísticas funcionam desde o início, tendo tido uma influente dinamização na década de 80 e 90, hoje, é um espaço denominado Teatro do CEMJ, bem instalado e serve à apresentação de todos eventos internos e também da comunidade local; Clubinho dos amigos do Rosário, desde 1991, que tem boa adesão dos pequenos; Biblioteca (com um acervo de 19 mil volumes; sempre muito visitada); Feira de Ciências (durou alguns anos) e atualmente se denomina Manhã Cultural. Laboratório de Ciências (1993); Grêmio Estudantil (criado em 2003); Festival de Talentos (desde 1995); Caminhada da Paz (desde 1997), atualmente o evento se denomina “Ecos da Paz” que compreende várias atividades desenvolvidas no mês de agosto, em memória ao aniversário de Maria Montessori, e objetiva firmar a cultura da paz e o respeito à vida em todas as dimensões. JUFRA (Juventude Franciscana, criado em 1998, cultiva valores cristãos e a simplicidade evangélica); Olimpíadas (desde 1998, a festa mais esperada pelos alunos); Laboratório de Informática (1999); Laboratório de Música (1999); Coral do CEMJ (adulto e infantil/juvenil, desde 1999); Engloba também os “Retalhos da Solidariedade” (desde 2001) que tem a cooperação de toda comunidade escolar; Educação Bilíngue (2020) para as turmas do Infantil (1-2) ao 2º Ano do Ensino Fundamental, com avanço progressivo para outros segmentos a partir de 2021.