Ritmo é algo fundamental, pois conduz a criança diariamente através das atividades propostas com segurança e confiança.
Temos o ritmo do dia (dentro-sala/fora-patio), que inclui brincar livre com as atividades pedagógicas do dia, desenhar, preparação do lanche junto da professora, roda rítmica, lanche, higienização, brincar livre e história.
O ritmo da semana, cada dia da semana acompanha a sua atividade: modelagem, aquarela, tear, produzir enfeites de sala para as épocas, jardinagem, marcenaria, lavar as roupinhas da sala, sempre no momento previsto.
O ritmo mensal, onde num período aproximado de 4 semanas, são vivenciados diferentes temas (ou épocas), que dão conteúdo para as histórias, para a roda rítmica, nos enfeites de sala, na mesa de época, nas músicas, nas brincadeiras, nas atividades manuais que acompanham a época.
Proposta Pedagógica
Por fim temos o ritmo anual, que tem a ver com as épocas do ano: Verão, Outono, Inverno e Primavera. Estas são acompanhadas pelas Festas Anuais do calendário cristão: Natal, Páscoa, São João, São Micael.
Tudo isso leva a criança a vivenciar e ajudar a preparar e a comemorar a festa do ano correspondente, que é a coroação de cada época.
Desta forma, o ritmo diário é permeado pelo ambiente, elementos e músicas de cada uma destas Épocas e Festas, trazendo assim para a criança uma vivência cultural e temporal através das imagens destes períodos.