Qualidade, compromisso e cumplicidade sempre foram palavras norteadoras do trabalho educativo que o Centro de Educação Infantil Biduzinho tem desenvolvido desde 2001.
Cientes do nosso compromisso com a formação educacional dos nossos alunos, investimos sempre na organização dos espaços da escola, na mentalidade e concepções que os agentes educativos exercem sobre a aprendizagem e o ensino.
Muito mais que uma simples brincadeira a escola tem um papel fundamental na formação da criança como cidadão.
Quando a criança inicia na Educação Infantil ela está se preparando para o seu ambiente social, mais importante depois da sua casa, afinal a infância é um período importante para aprender e formar o cidadão.
Aqui no Biduzinho as crianças têm apenas uma responsabilidade BRINCAR.
Ao participar de jogos e atividades lúdicas as crianças desenvolvem diversas habilidades entre física e motora, além de um estimulo essencial para a vida.
AMETODOLOGIA
O Centro de Educação Infantil Biduzinho utiliza a abordagem educativa Pikler, baseada no vínculo afetivo.
Enfatizamos a importância da autonomia da criança desde os primeiros meses de vida, que se dá por meio da liberdade de movimentos, do brincar livre do bebê, com o olhar atento e cuidados de um adulto que acredita em seu potencial e organiza o ambiente de forma que a criança se sinta protegida e segura. O adulto transmite à criança o sentimento de competência respeitando seu ritmo e tempo. Para Emmi Pikler, pediatra húngara, o carinho e o cuidado atento nos primeiros anos de vida é responsável por estabelecer a segurança que vai construir as bases da autonomia da criança até a vida adulta.
A partir dos 2 anos de idade, o CEI Biduzinho utiliza o Sistema Positivo de Ensino(SPE), adotado por escolas de todo Brasil. O SPE é atualizado por um centro de pesquisas próprio, no qual especialistas analisam tendências e atualizam as ferramentas de ensino, para tornar o aprendizado mais prazeroso.
Nossa proposta é a construção de um currículo centrado na criança cidadã, em que a intencionalidade e o respeito ao desenvolvimento e ao percurso criador infantil prevalecem.
Dessa maneira, assumimos um compromisso ético com a educação de qualidade e com uma sociedade mais justa e igualitária, uma vez que estamos trabalhando com o grande “elemento” capaz de operar mudanças, foco de toda e qualquer transformação social: a Criança!